A primeira foto da Net foi publicada há 20 anos

, , No Comments

Les Horribles Cernettes quando ainda faziam furor na Internet (e eram as protagonistas da primeira foto publicada na Net)

As enciclopédias tornaram célebre Tim Berners-Lee como pai da Internet, mas nunca chegaram a dar a importância devida ao grupo musical Les Horribles Cernettes e aos atributos artísticos de Silvano Gennaro.

O grupo Les Horribles Cernettes, que devia o nome ao facto de ser composto por funcionárias e namoradas de investigadores da Organização Europeia de Investigação Nuclear (CERN) e também a uma certa qualidade musical duvidosa, acabou por entrar para a história como protagonista da primeira foto publicada na Internet. Silvano de Gennaro, um investigador na área das tecnologias dentro do CERN, estava tão próximo da história (trabalhava ao lado de Berners-Lee) que não conseguiu evitar de deixar igualmente a sua marca, quando decidiu pegar na sua Canon EOS 650 para fotografar as Les Horribles Cernettes e assim tirar a primeira foto que viria ser descarregada na Internet.
De acordo com o site Motherboard, que falou com Silvano de Gennaro, foi no dia 18 de julho que foi tirada a primeira foto que viria a ser publicada na Internet. Mas além de uma efeméride à beira de completar 20 anos, há uma revelação que promete dar que falar: de Gennaro diz que Berners-Lee ouviu pela primeira vez as Les Horribles Cernettes durante um happening depois de ele próprio, (o pai da Internet, entenda-se) ter estado em palco vestido de mulher num qualquer número artístico que os livros de história não referem.
O silêncio de Berners-Lee não permite confirmar o caso – mas também não o desmente. O que fica para a história é que Tim Berners-Lee (ainda vestido de mulher?) abeirou-se de Silvano de Gennaro enquanto tirava uma foto ao grupo de “meninas do Cern” e pediu-lhe uma foto para estrear na Internet.
Hoje, ainda é possível descobrir as Les Horribles Cernettes no YouTube: um dos temas mais famosos dá pelo nome de Collider e além de algumas referências ambíguas dá a conhecer o desgosto que as Cernettes sentem pelos investigadores perderem mais tempo a colidir partículas no CERN do que a namorar.
Hoje, Les Horrible Cernettes mantêm-se ativas: em vez do quarteto, o site do grupo (que diz ser também a primeira banda a ter um site na Net) dá apenas a conhecer um trio. Nesse mesmo site os eventuais fãs são confrontados com uma notícia arrasadora: ao cabo de 22 anos (o grupo começou no clube musical do CERN, dois anos antes de ser publicada qualquer foto na Net), Les Horribles Cernettes vão desintegrar-se com último concerto marcado para o dia 21 de julho, com direito a transmissão no YouTube.
A par dos temas mais famosos, também está prometido a apresentação de um novo trabalho sobre o bosão de Higgs.


Via Exame Informática

0 comentários:

Enviar um comentário