Mainframe e Cloud: uma união estável

, , No Comments

São Paulo - Ao contrário do que se pensa, o Cloud Computing incentiva o uso dos mainframes, que vem evoluindo junto com as demandas mais complexas das aplicações empresariais. Hoje, os servidores mais antigos da história da computação não só são integráveis á nuvem, como facilitam a transição dos dados.

Cada vez mais, as companhias estão se lançando de múltiplas ferramentas, que incluem sistemas distribuídos e ambientes de nuvem, entre outros, para executar suas operações de TI, priorizando a redução de custos na condução de aplicações de negócios e serviços. Nesse cenário, o desafio é encontrar novas formas de integrar o mainframe em seus bancos de dados futuros.
O SystemZ da IBM, por exemplo, garante robustez, escalabilidade e performance para aplicações críticas. O equipamento não só provê a migração inteligente de dados e aplicativos em ambiente multi plataforma, como agiliza o processo com segurança centralizada, capacidade de gerenciamento e ambiente multitenancy (múltiplos clientes).
A importância do mainframe como arquitetura fundamental para o banco de dados híbrido é um dos temas abordados na sexta edição da Pesquisa de Mainframe, realizada pela BMC Software. O estudo identificou que seis em cada 10, das 1300 empresas entrevistadas em 2011, pretendem aumentar sua estrutura de mainframe. Um dos principais aspectos apontados pelo levantamento é que a maioria das corporações avaliadas ainda mantém internamente operações cruciais.
De acordo com o principal analista da Ptak, Noel & Associates, Rich Ptak, o crescimento contínuo do mainframe demonstra que a plataforma ainda é a primeira e melhor escolha para uma segura e confiável computação de alto volume. ´No entanto, é a capacidade de se integrar harmoniosamente com confiabilidade e valor de negócio comprovado, em um centro de dados híbrido ou a estratégia de nuvem da empresa, que fará o diferencial para as organizações de TI no futuro`, ressalta Ptak.

0 comentários:

Enviar um comentário