Google deve excluir palavra 'torrent' das sugestões de busca

, , No Comments

A Suprema Corte francesa determinou que o Google deve censurar as palavras "torrent", "RapidShare" e "Megaupload" das sugestões de busca. A medida afeta recursos como o autocompletar, que tenta adivinhar o que o usuário está procurando e sugere termos de pesquisa. De acordo com os autores do processo, muitas das sugestões dadas pelo Google facilitam a pirataria.

Google deve censurar as palavras "torrent", "RapidShare" e "Megaupload" das sugestões de busca (Foto: Reprodução)Google deve censurar as palavras "torrent", "RapidShare" e "Megaupload" das sugestões de busca (Foto: Reprodução)
O processo começou no início de 2010, quando um grupo formado por representantes da indústria da música entrou com uma ação contra o Google para fazer o buscador filtrar determinadas palavras. De acordo com o grupo, quando o usuário digita nomes de artistas populares na caixa de busca, o Google frequentemente fornece sugestões como "torrent" ou "Megaupload", o que poderia incentivar o download de músicas ilegais. O Google já havia saído vitorioso duas vezes, mas perdeu o processo na Suprema Corte.
De acordo com o site TorrentFreak, a decisão foi tomada com base num artigo do código de Propriedade Intelectual. Esse mesmo artigo está sendo usado por emissoras de TV e estúdios de filmes franceses para que os mecanismos de busca e os provedores de internet bloqueiem o acesso a determinados sites de streaming de vídeos.
O Google, que lançou um relatório de transparência com estatísticas sobre páginas censuradas no índice de busca, não comentou o assunto. A empresa também está sofrendo outro processo de infração de direitos autorais na França, por não ser capaz de filtrar conteúdo ilegal no YouTube.
Via CNET

0 comentários:

Enviar um comentário