Computador observa humanos para aprender a vencê-los

, , No Comments



Lukasz Kaiser explica que o programa usa software de reconhecimento visual para detetar o tabuleiro, as peças e as movimentações permitidas em vídeos de dois minutos. A fórmula de programação dita qual a melhor jogada, depois de analisar todas as movimentações possíveis e as que são proibidas, explica a Wired.

Estas máquinas aprendem sozinhas a jogar, depois de serem programadas e “alimentadas” com os vídeos de humanos a jogar. Kaiser considera que máquinas que aprendam serão essenciais para um dia termos robôs completamente autónomos.
A opção de começar com jogos de tabuleiro veio do facto de que estes são «um modelo natural de muitos cenários de interação no mundo real, o que torna os resultados significativos num contexto mais alargado», explica o investigador.
Num computador com 4 GB de RAM e um processador single core, Kaiser criou várias fórmulas lógicas para que o computador entendesse, por exemplo, as linhas verticais, horizontais e diagonais no jogo Quatro em Linha. Depois, acrescentou um programa de General Game Playing para que o seu software aprendesse as regras e as melhores táticas. Kaiser explicou ainda que o programa foi bem sucedido a criar fórmulas para resolver algumas situações de jogo. O modelo vai poder ser adaptado para resolver problemas mais complexos.


Via Exame Informática 

0 comentários:

Enviar um comentário