Entenda os formatos dos arquivos de imagem

, , No Comments

Se você navega na Internet e gosta de salvar imagens, já deve ter reparado a variedade de formatos em que se apresentam os arquivos, não é?
Vemos com facilidade o JPG, GIF, PNG (mais comuns atualmente) e BMP. Mas além desses, existe uma grande quantidade de formatos para diversos tipos de uso. Cada um possui uma especificação técnica diferente, pois são tipos de compressão de pixels diferentes.

JPEG (Joint Pictures Expert Group) é o melhor formato para quem quer enviar imagens por e-mail. Surigiu em 1983 e acabou virando um dos padrões mais populares da Internet
Um arquivo em JPEG (ou JPG como também é chamado) tem tamanho pequeno quando comparado a outros formatos, facilitando o seu armazenamento e a sua distribuição. Ele comprime os dados para ser muito menor, mas isso gera perda na qualidade da imagem.
O JPEG é mais utilizado quando o tamanho do arquivo é mais importante do que a máxima qualidade de imagem (por exemplo, páginas web, blogs, e-mail, cartões de memória da câmera, etc.)
Mas JPG é bom o suficiente em muitos casos, se não exagerar na compressão. As imagens JPG aceitam 16 milhões de cores e, em geral, são usadas para salvar imagens e fotografias. O interessante no JPG, é que os arquivos podem ter diferentes níveis de compressão. Quanto mais existir compressão, ou seja, retirada de informação, menor será o tamanho do arquivo, porém pior será sua qualidade. 
GIF (Graphics Interchange Format) é outro formato muito comum na Internet. É um arquivo leve e famoso pelas fotografias com movimento, os gifs animados. É recomendado para quem precisa espalhar muita imagem na internet, por gerar arquivos de tamanho reduzido, e para quem não está preocupado em enviar imagens com pouca cor, já que o GIF só trabalha com esquema de 256 cores (8 bits), por isso não é muito comum em fotografias. 
Criado em 1987, o GIF foi projetado pela CompuServe nos primeiros dias de vídeo dos computadores de 8 bits, antes mesmo JPG, para visualização em velocidades de conexão por modem dial-up (discado). Ele é ruim para fotos de 24-bit de cores, portanto, não use GIF para fotos coloridas de hoje em dia, a cor é muito limitada. Mas o GIF ainda é muito bom para gráficos web (com um número limitado de cores).
Apesar deste formato parecer limitado devido ao número baixo de cores com que trabalha, o GIF é muito utilizado por alguns recursos que oferece. Seu uso é maior em ícones, ilustrações (principalmente em preto e branco) e pequenas animações. Além disso permite salvar arquivos com fundo transparente e compressão sem perda de qualidade.
Formatos de imagem (Foto: Reprodução/CreativeCurio)Formato em GIF tem mais perda a qualidade na hora da impressão (Foto: Reprodução/CreativeCurio)
PNG (Portable Network Graphics) Ao contrário do GIF, o PNG suporte mais cores. É um concorrente do GIF. Surgiu em 1996 e possui características que tornaram o GIF tão bem aceito: animação, fundo transparente e compressão sem perda de qualidade, mesmo com salvamentos constantes do arquivo.

0 comentários:

Enviar um comentário