Cientistas trabalham em touchscreens 'autolimpantes'

, , No Comments

Cientistas alemães do Instituto Fraunhofer garantem ser possível a criação de dispositivos com telas sensíveis ao toque, capazes de se "autolimpar". A ideia é aplicar nas telas uma pequena camada de uma tinta especial, que, quando exposta à luz solar, libera substâncias químicas que combatem fungos, bactérias e eliminam a sujeira e a oleosidade do vidro.

Tela suja pode deixar de ser um problema com a pesquisa alemã (Foto: Reprodução)Tela suja pode deixar de ser um problema com
a pesquisa alemã (Foto: Reprodução)
Segundo Michael Vergöhl, um dos membros da equipe de pesquisa, “a aplicação de uma fina camada de dióxido de titânio numa superfície de vidro fará com que a oleosidade da pele e marcas de impressões digitais desapareçam gradativamente sozinhas”.
Em testes preliminares nos laboratórios, uma cadeira de plástico, que ficou anos exposta a contaminação por fungos, algas e bactérias foi coberta com a tinta e exposta ao Sol. Em dois dias, o dióxido de titânio restaurou a cor branca original, eliminando todas a sujeira.
Apesar de promissora, a pesquisa ainda não conseguiu resolver um problema: para que tudo funcione, seria necessário deixar seu dispositivo debaixo do Sol por ao menos uma hora – período longo para qualquer eletrônico. Por conta disso, o time de cientistas tenta, agora, desenvolver uma tinta que reaja com a luz artificial de nossas casas e edifícios.
Via Mashable

0 comentários:

Enviar um comentário