BMW: ditar e-mails enquanto conduz

, , No Comments
A interface foi redesenhada para ficar mais apelativa e mais intuitiva


BMW ConnectedDrive é a denominação do conjunto dos vários sistemas de tecnologia a bordo disponíveis para os carros da marca germânica. Numa apresentação à imprensa que decorreu hoje, o fabricante anunciou a nova versão, que vai ser disponibilizada em próximos modelos da BMW, Mini e Rolls-Royce. O primeiro modelo a receber o novo ConnectedDrive vai ser a próxima versão BMW 7 Series.

A interface gráfica foi redesenhada para funcionar inteiramente a 3D. A este respeito, diga-se que o sistema vai passar a incluir processador gráfico 3D e processador geral a 1,3 GHz, apesar de a BMW não ter revelado pormenores técnicos sobre estes chips. A nova interface, que a BMW garante ser mais intuitiva, inclui uma série de novidades, como funcionalidades extra de Navegação, Office e Multimédia. Também a navegação passa a apresentar mapas 3D, incluindo edifícios e mapas de pormenor para ajudar o condutor a seguir as indicações em estradas com vários ramais.
O controlo da interface continua a cargo do sistema iDrive, um joystick que aceita movimentos de todo o tipo (para os lados, para cima e para baixo, rotações e cliques). A grande novidade aqui é a adição de um painel tátil sobre a superfície do controlador, o que permite o reconhecimento de carateres manuscritos. Deste modo vai ser mais fácil, por exemplo, introduzir a morada de destino no sistema de navegação. O iDrive Touch vai chegar ao mercado europeu em 2013, mas já está disponível na China onde a capacidade de reconhecer carateres assume particular importância.
Mais inovador é o novo sistema de reconhecimento de voz, que até vai permitir ditar e-mails e mensagens SMS sem que o condutor tenha de parar o carro. Esta funcionalidade tem a particularidade de funcionar sob cloud technology, já que as gravações áudio são enviadas, via rede 3G, para servidores remotos onde o processamento dos dados é efetuado – os resultados, sob a forma de texto, são devolvidos ao sistema do automóvel. Desde modo vai ser possível melhorar o sistema sem qualquer intervenção no carro.
A BMW demonstrou ainda novas aplicações que podem ser executadas no iPhone (3GS ou superior) através do ConnectedDrive. Estas Apps podem ser desenvolvidas por terceiros graças a um SDK (pacote de desenvolvimento de software) fornecido pela BMW. Um dos exemplos dados foi a AUPEO, uma rádio baseada em Internet totalmente personalizável.
A BMW confirmou à Exame Informática que quase todas estas funcionalidades vão estar disponíveis em Portugal. A exceção vai para o sistema de reconhecimento de voz, que, na Europa, só vai estar disponível na Alemanha, Itália, França, Reino Unido e Áustria.


Via Exame Informática

0 comentários:

Enviar um comentário