Empresa cria tecido que capta energia solar

, , No Comments

A empresa norte-americana Exotic Solar investe numa tecnologia que visa a criação e o aperfeiçoamento de um tipo de tecido capaz de captar a energia solar. Trata-se do tecidoFabric Cloth 1G, que usa uma combinação entre fibra de vibro e grafeno para transformar a luz do Sol em electricidade.

Tecido permite a confecção de roupas que geram eletricidade onde quer que o usuário vá (Foto: Divulgação)Tecido permite a confecção de roupas que geram eletricidade onde quer que o usuário vá (Foto: Divulgação)
Segundo um dos executivos da Exotic Solar, o objetivo é criar um meio de se aproveitar a energia solar em qualquer circunstância, e não apenas através de painéis solares instalados em nossas casas. A ideia foi criar um tipo de tecido que possa gerar energia a partir do calor solar, gerando eletricidade onde quer que você vá.
Painéis solares são feitos com silício e atingem uma eficiência de, no máximo, 30%. Como o silício é relativamente caro e frágil, é necessário que os painéis solares sejam envoltos em capsulas metálicas, que os deixam muito pesados. Isso torna a tecnologia dos painéis inviável para o uso individual.
E foi por conta disso que a Exotic Solar trabalhou em um modelo que dispensa o silício. A solução foi miniaturizar as células solares e enrijece-las com fibra de vidro e grafeno. As células são embutidas na malha de um polímero, que as deixa flexíveis. O resultado é um tecido flexível, leve e de preços competitivos.
Via Physorg

0 comentários:

Enviar um comentário