Microsoft desativa gadgets no Windows Vista e 7 após confirmar ataques

, , No Comments

Microsoft liberou nesta semana uma atualização de alta importância na sua Patch Tuesday. Ela corrige vulnerabilidades de segurança nos Desktop Gadgets, que já foram exploradas recentemente em códigos publicados na web e detectadas pela empresa. Segundo a companhia, certos gadgets distribuídos pela web podem permitir que pessoas mal-intencionadas tomem controle do computador e executem código de maneira remota.

Microsoft desativa gadgets no Windows Vista e 7 (Foto: Reprodução)Microsoft desativa gadgets no Windows Vista e 7 (Foto: Reprodução)
Os Desktop Gadgets são aplicativos web que ficam expostos na área de trabalho do usuário e foram implementadas no Windows Vista e 7. Com a atualização liberada esta semana, que a Microsoft garante que é só uma "gambiarra" temporária, a barra lateral dos Desktop Gadgets é desativada automaticamente.
A Microsoft disse que planeja liberar uma correção permanente no futuro, mas não avisou quando ela será publicada. Enquanto isso, os usuários são instruídos a desativarem por completo a funcionalidade, já que no final do mês - durante a conferência de hackersBlack Hat - pesquisadores de segurança poderão revelar mais detalhes da falha e tornar os ataques mais fáceis.

No Windows 8, a opção será ainda mais drástica: por causa da interface Metro, os Desktop Gadgets sequer estarão presentes. Apesar disso, as versões Consumer Preview e Developer Preview, liberadas para download gratuitamente há alguns meses, ainda contém os aplicativos.

Via The Verge

0 comentários:

Enviar um comentário