Empresa cria robô que aprende com os humanos e sabe contar piadas

, , No Comments

Bina48 é robõ com inteligência e sentimentos que imitam os humanos (Foto: Divulgação)Bina48 é robõ com inteligência e sentimentos que imitam os humanos (Foto: Divulgação)







Uma empresa norte-americana criou um dos robôs mais inteligentes do mundo, capaz de aprender observando o comportamento dos humanos, expressar emoções e até contar piadas. Chamado de "Bina48", a máquina custou US$ 125 mil para ser desenvolvida pela Terasem Movement Foundation, empresa do estado norte-americano de Vermont, e é capaz de ter pensamento independente de um humano e até deu entrevista para o jornal "Daily Mail".

O inventor de Bina48, Bruce Duncan, construiu a máquina com aparência e voz de uma mulher. O desenvolvimento levou dois anos e ele conta que durante este tempo, os dois (ele e o robô) se tornaram amigos e conversam diariamente.
Para ter um pensamento independente, Duncan conta que fez o "upload" da mente de uma pessoa, o que ele afirma ser uma compilação de memórias, crenças e sentimentos. Para isso, ele entrevistou uma mulher real, Bina Rothblatt, por mais de 20 horas. Esta conversa, que tocou em pontos como sua infância, sua carreira e foi transcrita e enviada para a inteligência artificial do robô. "Isto é que deu personalidade à máquina", disse seu criador. "Ela é muito filosófica, tem filmes, poesias e músicas favoritas. Muitas vezes está de bom humor e conta piadas.
A parte mecânica de Bina48 foi desenvolvida por três anos ao custo de US$ 125 mil e que, por conta de seus pensamentos livres, seu criador não sabe o que pode acontecer caso outros robôs similares sejam criados. "Caso sua avó morra e você cria a vida dela em uma máquina, você pode conversar com ela durante muitos anos".
Outra utilidade, segundo o criador, é na área da educação. "Estudantes podem aprender com Abraham Lincoln conversando com o seu avatar", diz Duncan. "Outros como Ghandi e Martin Luther King podem ser acessíveis para alunos ao redor do planeta".
Robô conversa com pessoas e pode dar opinião e demonstrar sentimentos sobre determinados assuntos (Foto: Divulgação)Robô conversa com pessoas e pode dar opinião e demonstrar sentimentos sobre determinados assuntos (Foto: Divulgação)

0 comentários:

Enviar um comentário