Física: Descoberta partícula compatível com o bosão de Higgs

, , No Comments



Os cientistas podem estar mais perto de poder explicar a origem do Universo. A equipa do CERN, em Genebra, anunciou a descoberta de uma partícula subatómica que pode ser o bosão de Higgs.

“É um marco! Penso que podemos estar todos orgulhosos e felizes, mas trata-se apenas do início. Creio que também tem uma implicação global para o futuro e chega na altura certa. Penso que podemos estar bastante otimistas” – declarou o diretor-geral do CERN, Rolf-Dieter Heuer.
Há quase 50 anos que a comunidade científica busca a chamada “Partícula de Deus”. O bosão de Higgs é a pedra de toque da teoria física fundamental conhecida com Modelo-Padrão mas a sua existência ainda está por provar.
“Estou bastante surpreendido que isto tenha acontecido durante a minha vida. Eu não estava à espera. No início, há mais de quarenta anos, ninguém tinha a mínima ideia onde procurar o bosão” – explicou emocionado Peter Higgs, o físico britânico que postulou a sua existência em 1964, juntamente com os belgas Robert Brout e François Englert.
O bosão de Higgs é a chave que pode explicar a origem da massa nas restantes partículas elementares. A experiência foi realizada no acelerador de partículas do CERN, em França e na Suíça.
Image: CERN

Play/Pause Video

0 comentários:

Enviar um comentário