Confira dicas para se dar bem em Skyrim

, , No Comments

The Elder Scrolls V Skyrim é um grande jogo de RPG e aventura, com um mapa gigantesco e muitos desafios que devem ser encarados. Por isso é muito comum que jogadores mais novatos fiquem presos em determinadas partes do game e até mesmo sem saber o que fazer ou para onde ir. Sendo assim, preparamos algumas dicas para que todos possam se dar bem e aproveitar melhor a jogatina.

Skyrim é uma aventura épica (Foto: Divulgação)Skyrim é uma aventura épica (Foto: Divulgação)
1- Não se perca por aí
Skyrim é realmente um jogo gigantesco e por isso a principal dica é não se perder em seu grande mapa, seja fazendo missões ou apenas vagando por aí. Se você não estiver completando a história principal, fica a seu critério buscar missões em outros locais, mas é sempre bom anotar onde esteve por último e qual direção seguir se estiver perdido.
Mapas são seus melhores amigos (Foto: Divulgação)Mapas devem ser bastante explorados em Skyrim (Foto: Divulgação)
Qualquer dúvida, você pode consultar sempre um grande mapa, seja no jogo ou pela internet, buscando no Google por termos como “Skyrim Map” ou “Mapa Skyrim”. Você pode até mesmo imprimir uma destas imagens e ir se guiando, marcando por onde já esteve e mais, como um verdadeiro aventureiro medieval.
2- Se possível, seja um Nord
Se ainda não tiver começado o jogo, vale uma boa dica: dê preferência à raça Nord, que possui uma grande resistência ao tempo frio, mesmo ao “frio mágico”, algo que vai ser bem predominante em muitas regiões do mundo de Skyrim. E, acredite, você vai precisar se proteger do frio.
Os Nord são a melhor raça para começar (Foto: Divulgação)Os Nord são a melhor raça para começar a jogar Skyrim (Foto: Divulgação)
Além do clima, outra possível ameaça vem dos inimigos, que utilizam Frostbite, capaz de congelar seu personagem (lembra que eles resistem ao dano mágico?). Além da boa resistência, os Nord são uma boa opção para quem está jogando pela primeira vez, por serem bem equilibrados.
3- O ano do arco e flecha
Muitos jogadores gostam de brincar com o fato de que “2012 é o ano do arco e flecha”. Diversos games foram apresentados com protagonistas que usam este tipo de arma, mas ela é realmente muito útil. Prova disso é que uma das principais dicas de Skyrim é sempre ter o conjunto de arco e flecha nos equipamentos.
Arco e flecha e um ótimo tipo de armamento (Foto: Divulgação)Arco e flecha e um ótimo tipo de armamento em Skyrim (Foto: Divulgação)
Compre ou consiga um assim que puder e tente utilizar sempre com as classes de guerreiros e magos. Guerreiros podem resistir mais a danos que os inimigos possam causar, por isso podem atacar a distância até mesmo quando estiverem mais próximos e os magos podem se proteger atacando de longe com a flecha, já que eles não aguentam muitas pancadas.
4- Ajuda é sempre bem-vinda
Skyrim te permite ter escudeiros, pessoas que você pode contratar para ser um fiel aliado – seja no campo de batalha ou em tarefas mais básicas, como carregar equipamentos. Assim que possível – e estiver disponível – contrate um e trate-o bem! Nada de matar o escudeiro ou coisa assim (alguns jogadores chegam a matar seus aliados acidentalmente, então tome cuidado mesmo).
Procure ter um escudeiro (Foto: Divulgação)Procure ter um escudeiro em Skyrim (Foto: Divulgação)
Com o escudeiro, procure deixar alguns equipamentos razoáveis para que ele possa usar, como uma coleção completa de proteção (com armadura, luvas, botas, um elmo básico), um arco e flecha, cajado com magia e uma arma de duas mãos com alguma bonificação. Assim, seu escudeiro poderá sobreviver bem por algum tempo e te ajudar nas horas mais preciosas.
5- O sonho da casa própria
Skyrim é um jogo tão complexo que te permite até mesmo ter uma casa, o que é muito útil! Você pode comprar a sua casa ou construir uma do zero (neste segundo caso é preciso ter uma das expansões do jogo – Hearthfire).
A casa própria em Skyrim (Foto: Divulgação)A casa própria em Skyrim (Foto: Divulgação)
As casas próprias lhe concedem muitas vantagens, como a possibilidade de guardar uma infinidade de equipamentos que não vai usar mais, mas que não quer se desfazer, se proteger de inimigos, criar uma família (com esposa, ou marido, e até filhos) entre outras coisas.
6- Sempre salvar. SEMPRE!
Em Skyrim você deve seguir sempre o princípio básico de qualquer RPG: salve sempre seu progresso. Seja para continuar mais tarde ou para se proteger de algum eventual erro que possa ocorrer.
Salve sempre seu jogo (Foto: Divulgação)Salve sempre seu jogo (Foto: Divulgação)
Infelizmente, Skyrim é um jogo bom mas também repleto de erros, os chamados bugs, por isso é sempre bom se precaver. Salve sempre seu progresso para evitar que um bug trave seu jogo de forma irreparável, por exemplo, ou para voltar atrás em uma má decisão que você possa ter tomado em algum momento da aventura.
7- Como pousar um dragão
Os dragões são alguns dos inimigos mais poderosos do mundo de Skyrim, e por isso dão bastante trabalho durante as batalhas, principalmente porque eles voam e são difíceis de se alcançar. Mas há uma estratégia bem básica para pousar um dragão – e assim acertá-lo mais facilmente.
Dragões são durões, mas podem ser vencido (Foto: Divulgação)Dragões são durões, mas podem ser vencido (Foto: Divulgação)
O ideal é se manter em uma área de terreno aberto, sem coberturas ou grandes árvores atrapalhando. Se lutar em áreas fechadas, os monstrengos vão apenas circular sua cabeça e atacar com chamas de fogo que vão lhe consumir a vida. Mantenha a batalha em um campo aberto e fique provocando, atacando com magias de distância, flechas e por aí vai. Logo o dragão vai descer para te chamar para uma briga. A partir daí é só atacar com seus melhores golpes (e se defender, claro) para derrotar o monstro.
8- Não seja um “gastão”
Os equipamentos de Skyrim são muito importantes, incluindo as armas, mas procure não gastar tanto dinheiro com eles. Guarde seu ouro para ocasiões mais importantes (como comprar uma casa). Muitos vendedores vão querer vender armas logo no início do jogo, mas não dê muita atenção.
Tente não gastar muito em vendedores (Foto: Divulgação)Tente não gastar muito em vendedores (Foto: Divulgação)
Prefira sempre conseguir equipamentos durante as lutas, resgatando de monstros mortos, obtendo ao completar missões e por aí vai. Não espere conseguir bons equipamentos sempre, em todas as batalhas, mas eles eventualmente irão aparecer. Não precisa ter pressa.
9- Viagem rápida
Skyrim possui um interessante sistema de viagem rápida, que poupa o jogador de precisar andar longas distâncias, mesmo à cavalo. Basta selecionar no mapa os locais por onde já passou e aguardar o carregamento.
Viagem rápida em Skyrim (Foto: Divulgação)Viagem rápida em Skyrim (Foto: Divulgação)
Esta função é bem útil, já que poupa tempo e também faz com que você evite encontros inesperados e desnecessários no caminho. Afinal, nada melhor do que evitar passar a pé naquela região recheada de gigantes ameaçadores, certo?
10- A regra de ouro de Skyrim
Sabe qual é a chamada “regra de ouro de Skyrim”? Sempre jogue em primeira pessoa. O game foi feito para ser jogado desta forma, por isso, não tente utilizar a visão em terceira pessoa – que existe, mas é totalmente opcional.
Skyrim em primeira pessoa: sempre (Foto: Divulgação)Jogue sempre Skyrim em primeira pessoa (Foto: Divulgação)
Digamos que a visão em terceira pessoa do jogo esteja lá por um mero detalhe, ela não é nem um pouco aconselhada, tanto que a jogabilidade fica até desengonçada quando se joga neste modo. Skyrim (e a maioria dos games da produtora Bethesda) foi feito para ser jogado em primeira pessoa, o que lhe concede melhor jogabilidade e um visual ainda mais épico para a aventura medieval.