Confira aplicativos para fugir do engarrafamento no Dia do Trânsito

, , No Comments

Nesta terça-feira (25) é comemorado o Dia Nacional do Trânsito. Para melhorar a qualidade de vida de quem precisa circular pelas vias de sua cidade, o TechTudo selecionou alguns aplicativos para AndroidiOS, Windows Phone, BlackBerry e computadores. É só acessá-los antes de sair de casa para pedir um táxi, descobrir a que horas o ônibus vai passar, por quais ruas fugir do engarrafamento, entre outros serviços.

Cara, cadê meu ônibus?
Você acorda cedo para ir ao trabalho, se organiza e vai na hora correta ao ponto de ônibus. O veículo, diferente de você, não chegou à parada na hora usual. Como saber se o transporte está próximo ou se o atraso e a bronca do chefe serão inevitáveis? Basta acessar um dos aplicativos disponíveis para diversas cidades brasileiras, que informam sobre a localização dos coletivos.
Onde está meu ônibus? (Foto: Reprodução)Onde está meu ônibus? (Foto: Reprodução)
Um deles é o Onde está meu ônibus?, uma iniciativa gratuita que ajuda aos passageiros da capital paulista a localizarem o ônibus pelo nome ou número da linha, utilizando uma integração com o Google Maps. Disponível para dispositivos com iOS, o app não requer cadastro.
Também desenvolvida a partir da plataforma de mapas do Google, o serviço PoaBusatende à cidade de Porto Alegre. O acesso é feito pelo site, sendo assim, acessível a usuários de todos os sistemas operacionais. 
Já os cariocas têm à disposição o serviçoBuus, que também pode ser acessado de qualquer dispositivo. Através dele os passageiros fazem uma estimativa de em quanto tempo o ônibus deve chegar ao ponto ou descobrem se há lugares vagos. A localização do ônibus é mostrada com a ajuda de um mapa e as informações são dadas pelos próprios usuários. O programa também traz uma seção de informações em tempo real dadas pela prefeitura da cidade, com dados sobre as condições do trânsito.
Curitiba é outra cidade que tem serviços de busca por coletivos. Próximo Ônibus Curitibaestá disponível para Android e permite aos usuários escolherem a linha e inserirem o dia e o ponto desejados, como por exemplo, Terminal Hauer e clique em “Consultar linha”. Então, é só checar o tempo restante para o ônibus chegar. Portadores de deficiência podem utilizá-lo com um aliado, porque o programa informa os horários em que os carros adaptados devem passar.
Vou de Táxi
Você verifica que o seu ônibus não deve chegar tão cedo e não pode se atrasar para o compromisso. Sendo assim, pegar um táxi pode ser uma boa alternativa. Mas, em muitas cidades, não é tão fácil achar um carro disponível e isso pode fazê-lo perder preciosos minutos. Com o Easy Taxi, os moradores do Rio de Janeiro não precisam mais sofrer com este problema. O serviço tem um aplicativo para Android e também o acesso pelo site que permitem buscar o veículo mais próximo da região em que o passageiro se encontra. É disponibilizado ainda um mapa para acompanhar o trajeto do táxi em tempo real, com um sistema de rastreamento que garante a segurança do serviço. 
Easy Taxi (Foto: Reprodução)Easy Taxi (Foto: Reprodução)
Já São Paulo é servida pelo 99Taxis. Basta instalá-lo em seu dispositivo com Android, fazer um cadastro e selecionar a opção “Chamar Táxi”. Em seguida, você recebe informações sobre o seu pedido, como modelo do carro e placa, além de um número para entrar em contato com o motorista. Todos os taxistas são cadastrados com fotos e documentos, para garantir a segurança tanto do passageiro, quanto do condutor.
Fugindo do trânsito
Você resolve pegar um táxi, mas o tráfego pesado de carros não está ajudando a evitar o atraso. A solução? Consultar um serviço online de informações sobre o trânsito. Uma boa opção é o MapLink Trânsito, que apresenta versão para iOS e web, com informações sobre as ruas de diversas cidades brasileiras, como Rio, São Paulo, Salvador, Fortaleza, Recife e Cuiabá.  Ele mostra a situação do trânsito geral no mapa e detalhado por cada via,  além de trazer notícias e informações sobre acidentes em tempo real e imagens das câmeras das rodovias.
Waze (Foto: Reprodução)Waze (Foto: Reprodução)
Outra opção é a Waze, rede social que indica o melhor caminho para o seu destino. Disponível em aplicativos para Android, iOS, Windows Phone, BlackBerry e Symbian,  ele associa o geoposicionamento do GPS com o poder das redes de relacionamento, gerando mapas a partir das rotas de outros usuários e compartilhando as informações sobre tráfego e possíveis acidentes – tudo em tempo real. Com ele é possível, inclusive, postar uma foto do trânsito ou de um incidente mencionado através do próprio aplicativo.
Por baixo da terra
Mas se o trânsito na cidade está um nó e não há rua para fugir dos congestionamentos, os serviços de metrô são uma boa saída. Os usuários dos trens subterrâneos do Rio de Janeiro têm a disposição o Metrô do Rio de Janeiro, que informa sobre as melhores estações para se chegar um um determinado local, além de disponibilizar um mapa das linhas.
Metro Droid (Foto: Reprodução)Metro Droid (Foto: Reprodução)
Já o serviço paulistano tem o Metro Droid, serviço que informa também as condições, em tempo real, das linhas. A aplicação pode ser configurada para ser atualizada a cada vez que o abrir. Ambos os programas estão disponíveis para Android.
Dirigindo sem medo de ser feliz
DriveScribe (Foto: Reprodução)DriveScribe (Foto: Reprodução)
O trânsito está livre e você faz questão de usar o carro. Mas acabou de começar a dirigir e ainda se atrapalha com as leis de trânsito,  além de ter que lidar com mensagens e chamadas que chegam no celular e tiram sua atenção. Há solução para tudo! O aplicativo DriveScribe transforma o dispositivo móvel com iOS e Android em um copiloto.
Ele foi criado especialmente para ajudar com as regras da estrada, mas, através do GPS, também monitora a velocidade do veículo e bloqueia todos os textos, atualizações e chamadas do aparelho enquanto o carro está em movimento. Além disso, o app ainda alerta o motorista para desacelerar, caso esteja indo rápido demais.
Outro incentivo para conduzir corretamente são os pontos que o motorista ganha e que podem, posteriormente, serem usados para compras gratuitas em lojas online, como a Amazon.

0 comentários:

Enviar um comentário