Nasa fotografa formação estelar na constelação de Orion

, , No Comments



A Nasa divulgou uma imagem que mostra uma área de formação estelar na constelação de Orion. Ela é a mais visível do Hemisfério Norte nas noites de inverno.

A foto feita pelo Telescópio Wise é uma versão atualizada das nebulosas, a partir de dados infravermelhos coletados pelo Wise. As cores verde e vermelha representam objetos frios, como a poeira das nebulosas. No centro, estão três nebulosas: da Chama, Cabeça de Cavalo e NGC 2023.
A Nebulosa da Chama é a mais brilhante porque recebe em seu interior a iluminação de uma estrela que tem 20 vezes a massa do Sol. Porém, a enorme quantidade de poeira ao ser redor a faz parecer 4 bilhões de vezes menor do que realmente é.
Por sua vez, o menor círculo brilhante é a nebulosa NGC 2023, logo abaixo da Nebulosa da Chama. Fora da borda da nuvem, à direita da NGC 2023, aparece a formação estelar Cabeça de Cavalo. Apesar de aparecer menor do que as outras, em luz visível ela vira uma nuvem escura sobre gases brilhantes.
A estrela brilhante de cor azul, à direita, é Alnitak ou Zeta Orionis, um astro triplo que fica a 736 anos-luz da Terra. Além disso, um arco vermelho chama a atenção. Ele rodeia a estrela Sigma Orionis, uma anã-azul abaixo de Aniltak, a 1.070 anos-luz de distância da Terra.
via infobrasil

0 comentários:

Enviar um comentário