Teste do PS13 pelo techtudo

, , No Comments

Konami anunciou para este ano: Pro Evolution Soccer 2013, a sequência da franquia esportiva que chega em novembro ao Brasil para Xbox 360 e PlayStation 3. Em um evento realizado em São Paulo no dia 9 de maio, PES 2013 foi apresentado à imprensa, tanto nacional quanto internacional. Os produtores Naoya Hatsumo, Manorito Hosoda e Toru Kato comentaram sobre as novidades da versão, e também deram a oportunidade a todos os presentes de testar o título.

PES 2013 (Foto: Divulgação) (Foto: PES 2013 (Foto: Divulgação))PES 2013 (Foto: Divulgação)
Esta é a primeira vez que um jogo da franquia é apresentado em primeira mão no Brasil, algo que até então acontecia apenas no Japão. Mesmo no estágio inicial do desenvolvimento, algumas diferenças já puderam ser notadas em comparação a PES 2012.
Domine completamente a bola
As melhorias principais estão na jogabilidade, o que inclui um novo sistema de dribles manuais. Através de comandos específicos no controle, é possível realizar jogadas completas, recurso ideal para jogadores mais experientes. Estes foram os principais pontos trabalhados pelos produtores: o controle da bola e uma inteligência artificial pró-ativa.
O sistema de controle da bola pôde ser testado nos terminais presentes no evento. Em PES 2013 é possível reduzir a velocidade da bola, dominá-la de maneiras diferentes, fazer outros passes e trocar de pé. Pode demorar um pouco para o jogador pegar o jeito da coisa, mas o resultado é legal: dá para fazer o adversário passar um pouco de vergonha com os “olés”.
Para se ter uma ideia da liberdade de movimento, dá para manter os passes e chutes em um modo manual, e assim controlar a altura e velocidade da bola rolando. Os dribles em velocidades diferentes certamente darão ao jogador várias possibilidades - isso se ele souber utilizá-los.
PES 2013 (Foto: Divulgação) (Foto: PES 2013 (Foto: Divulgação))PES 2013 (Foto: Divulgação) (Foto: PES 2013 (Foto: Divulgação))
Conheça o sistema Player ID
Outra novidade é o chamado Player ID, que dá maior individualidade para jogadores icônicos do futebol mundial. Os produtores do game capturaram movimentos característicos de jogadores como Neymar, Messi e outros, que terão movimentos únicos. Ao todo, são cerca de 50 atletas a possuírem tal peculiaridade.
Entre os escolhidos, estão atacantes (em sua maioria), zagueiros e até mesmo goleiros, que terão animações exclusivas de acordo com seu estilo de jogo na vida real.
PES 2013 (Foto: Divulgação)PES 2013 (Foto: Divulgação)
Mudança nos goleiros
Por falar em goleiros, eles também ganharam novas animações de defesa, aumentando assim o realismo de uma forma geral. Agora, o jogador pode escolher repor a bola de uma forma mais rápida e fazer contra-ataques, por exemplo.
Goleiros sempre foram considerados o maior problema da franquia. Para contornar o problema, a Konami trabalhou junto de atletas reais para capturar os movimentos reais. Houve muito feedback por parte dos jogadores durante a criação do novo sistema de controle.
PES 2013 (Foto: Divulgação)PES 2013 (Foto: Divulgação)
Mantendo a essência
Mesmo com todas as mudanças, PES continua sendo PES. Ainda é cedo para fazer comparações com o rival FIFA, mas a impressão é que o clima do jogo permanece o mesmo dos antecessores – o que pode ser bom para alguns e ruim para outros.
Lembrando que a versão brasileira (e a mais popular da série) tem alguns elementos extras já conhecidos pelos fãs, como a inclusão de Neymar na capa e a narração feita pela dupla Sílvio Luíz e Mauro Beting.
Vale lembrar que PES 2013 estará na E3 2012. Você confere a cobertura completa da feira aqui no TechTudo.

0 comentários:

Enviar um comentário