Objeto quântico é teletransportado a 100 quilômetros de distância

, , No Comments

 

(Fonte da imagem: iStock)

Cientistas chineses conseguiram transportar um objeto quântico a uma distância de 100 quilômetros. Embora experiências com o teletransporte quântico já existam há pelo menos 10 anos, essa foi a primeira vez que a transporte ocorreu a uma distância que poderia ter, de fato, utilidade no mundo real.


Segundo o site Technology Review, o teletransporte quântico não envolve desmaterialização e rematerialização física. O que acontece é que um fóton é utilizado para transmitir o estado quântico de um objeto para outro, permitindo assim que possa ser feita uma espécie de clone da fonte original.

Usando um laser de 1,3 watt, os cientistas desenvolveram um mecanismo de guia que permite que o fóton vá do ponto A para o ponto B sem se perder. Satélites baseados em comunicação quântica, que poderiam ser úteis para a criptografia quântica, estão entre os principais objetos de estudo da equipe chinesa. 


Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/ciencia/23484-objeto-quantico-e-teletransportado-a-100-quilometros-de-distancia.htm#ixzz1ukxpSNKA

0 comentários:

Enviar um comentário