Área 42: kit-privacidade não deixa ninguém ver o que você está fazendo na internet [vídeo]

, , No Comments


A privacidade é algo muito importante, principalmente quando você utiliza o computador em locais públicos, como shopping centers ou cafés que disponibilizam internet gratuitamente. A maioria de nós não tem o costume de acessar dados privados em locais públicos, pois outras pessoas – talvez até mal-intencionadas – podem interferir.

Com a dica de hoje, você vai aprender a esconder o que é exibido no seu monitor, sendo possível ver o que é mostrado apenas com um par de óculos especial. Magia? Não, tecnologia.

Mas como funciona uma tela de LCD?


A tela de cristal líquido é formada por várias camadas diferentes. Para simplificar: o cristal líquido fica preso entre duas lâminas de vidro. Quando energizado, ele altera sua composição formando os pontos na tela, e a combinação de milhares desses pontos forma as imagens.
Para que a imagem possa ser vista, existe uma luz branca atrás do painel de LCD que ilumina o seu conteúdo. Para aperfeiçoar a qualidade, películas polarizadas na frente da tela filtram a luz, permitindo que a projeção fique nítida no monitor. Veja aqui o artigo que explica com detalhes o funcionamento dessa tecnologia.

  
(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia)
O que nós vamos fazer é remover essa película polarizada e construir um par de óculos especial com ela para poder ver o que é exibido no monitor. Sem ele, tudo o que poderá ser visto na tela é uma forte luz branca.

Preparação

O primeiro passo é escolher uma tela LCD, preferencialmente antiga e que você não utilize mais, afinal de contas, ela será, digamos, “destruída” no processo. O material necessário é o seguinte:
  • Um monitor LCD de qualquer tamanho;
  • Ferramentas para desmontar a tela;
  • Estilete e tesoura;
  • Uma armação de óculos com as lentes planas.
  • Solvente para remover o excesso de cola da tela (opcional).
  
(Fonte da imagem: Tecmundo)

Início da montagem

O processo não é difícil, mas deve ser executado com calma para não ocasionar acidentes no meio do percurso. O conjunto interno do monitor é muito sensível e poderá danificar-se caso você não tenha cuidado. Nesse momento, é importante fotografar todo o processo  para evitar problemas na hora da remontagem do conjunto.
Vamos iniciar desmontando a tela. Como cada uma é diferente, não podemos dar instruções detalhadas da desmontagem. Apesar disso, a maioria delas possui uma estrutura similar, já que os componentes são os semelhantes de uma tela para outra. O que muda são os encaixes e parafusos.

Primeiro, removemos os parafusos da parte traseira, depois, soltamos a moldura da frente da tela, que é apenas encaixada no conjunto de trás. Ao soltar a frente, a parte traseira deverá sair com facilidade.
 

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Veja que o monitor possui uma espécie de “caixa” na parte interna de trás com a fonte de energia e os circuitos do monitor. Possivelmente ela estará lacrada, mas, tudo bem, não vamos mexer nesse componente.

Com cuidado, soltamos os cabos que conectam as partes da tela na carcaça. Vamos remover também a moldura interna que mantém a tela unida. Essa parte fica em contato direto com finas camadas de vidro do monitor: é preciso soltar os encaixes nos pontos certos sem fazer pressão para não trincar o vidro. Se isso acontecer, a tela já era.
 

(Fonte da imagem: Tecmundo)
O próximo passo é posicionar o conjunto de maneira que o vidro fique para cima. Perceba que, sem a moldura de metal interna, é possível ver as camadas de vidro que formam a tela, assim como as películas adesivas coladas nela: uma polarizadora de luz e uma antirreflexiva. Vamos precisar somente da primeira.

Descolando a película da tela

Essa é a parte mais difícil do trabalho: a remoção dessa película adesiva. Com um estilete, vamos soltando a ponta da película com muito cuidado para não quebrar o vidro e nem cortar o filme.
Veja o que aconteceu da primeira vez que tentamos fazer esse processo:

  (Fonte da imagem: Tecmundo)

Com muito cuidado vamos removendo a película, puxando lentamente até que ela se solte por completo. Se as duas películas (antirreflexiva e polarizada) saíram juntas e estiverem grudadas, precisamos separá-las. Para fazer isso com facilidade, você pode deixar elas dentro da água por algumas horas. Isso vai permitir que as duas possam ser separadas sem dificuldades.

Caso o filme polarizado tenha ficado com restos de cola, ela deve ser removida completamente para permitir que seja possível enxergar através da película. Para fazer isso, você pode utilizar o solvente e uma espátula plástica para retirar o material.

  (Fonte da imagem: Tecmundo)
Depois de remover os filmes plásticos, vamos montar o monitor novamente. Agora é o momento de ver aquelas fotografias que você tirou na hora da desmontagem e colocar tudo em seus devidos lugares.

Com a tela montada, vamos ver o que aconteceu: ela liga, mas tudo o que podemos ver é apenas uma luz branca, nem sinal de imagem. A primeira fase do projeto já está pronta.
Vamos ver o que acontece quando posicionamos a película polarizada na frente da tela: a imagem aparece como mágica. E o que acontece quando giramos a película? A imagem muda de cor, pois o filme filtra pontos diferentes da luz. Por isso, é muito importante prestar atenção na orientação dela na hora de cortá-la para fazer os óculos.

  (Fonte da imagem: Tecmundo)

Construindo os óculos especiais

Vamos medir o tamanho da lente na película. Lembre-se de ver a orientação antes de cortar. No nosso caso, vamos utilizar como base um par de óculos de proteção. Ele é vendido em qualquer loja de materiais de construção.
Posicionamos a lente sobre a película e cortamos delicadamente o componente para que ele não se rasgue.  Com cuidado, o prendemos nas hastes dos óculos, por cima da lente mesmo, já que ela é de plástico transparente. Isso vai ajudar o conjunto a ter uma melhor sustentação.
  (Fonte da imagem: Tecmundo)
Agora você já pode desfrutar de privacidade absoluta na hora de navegar na internet ou realizar qualquer outra atividade sem que enxeridos vejam o que você está fazendo.
  (Fonte da imagem: Tecmundo)
Não estranhe se as pessoas ao seu redor olharem para você com cara feia, afinal de contas, para elas você vai estar apenas encarando uma tela inteiramente branca.
Fonte: Unfinishedman


Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/area-42/23658-area-42-kit-privacidade-nao-deixa-ninguem-ver-o-que-voce-esta-fazendo-na-internet-video-.htm#ixzz1v7yeshu9