EcoPC: o computador ecológico feito de garrafas PET

, , No Comments

  
(Fonte da imagem: Divulgação/EcoPC)

Imagine desenvolver um computador compacto utilizando apenas garrafas PET. Essa foi a ideia ousada do mineiro Adriano Reis Pereira de Carvalho, o criador do EcoPC. Idealizando, desenvolvendo e produzindo o gabinete, o resultado final do seu projeto foi um computador que pesa apenas 200 gramas e tem um tamanho até 12 vezes menor do que um desktop tradicional.


“Meu objetivo sempre foi o de fazer algo bom pelo nosso planeta e também gerar empregos com atitudes ecológicas e sustentáveis”, explica Adriano. Segundo ele, a fabricação do EcoPC auxilia na geração de emprego e renda, uma vez que para os coletores de material reciclável a empresa costuma pagar mais pela matéria-prima dos gabinetes.

PC diferenciado


Mais barato que um gabinete tradicional, o produto tem um tempo de vida útil igual ao dos feitos com outros materiais. A configuração de hardware é variável e pode ser ajustada às necessidades de cada cliente. O baixo consumo energético do equipamento é comprovado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

“Queremos transformar lixo em ouro”, explica Adriano. “Desejo que dentro de alguns anos todos os eletroeletrônicos mundiais sejam feitos de materiais recicláveis”, completa. Segundo ele, a mesma técnica utilizada na fabricação do gabinete também pode ser empregada em outros produtos. “Inclusive, já estamos trabalhando em um tablet feito de garrafas PET recicladas”, finaliza.

A AJATEC (empresa responsável pelo projeto) pretende entregar as máquinas com ainda mais um diferencial: cores bem variadas, incluindo branco, verde, amarelo ou preto. Mais informações podem ser encontradas neste site.


Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/ecologico-/23461-ecopc-o-computador-ecologico-feito-de-garrafas-pet.htm#ixzz1usO122Qe

0 comentários:

Enviar um comentário