Typescript

, , No Comments





Typescript é uma linguagem de programação livre e de código aberto desenvolvido pela Microsoft. É um superconjunto de JavaScript e, essencialmente, acrescenta tipagem estática opcional e baseada na classe programação orientada a objeto para a linguagem. Anders Hejlsberg, arquiteto-chefe do C #, tem trabalhado no desenvolvimento de texto datilografado.


Typescript estende JavaScript sintaxe, portanto, qualquer existente JavaScript programas de trabalho com texto datilografado sem quaisquer alterações. Typescript é projetado para o desenvolvimento de aplicações de grande porte e quando compilado produz o JavaScript para garantir a compatibilidade.
Typescript suporta arquivos de cabeçalho que agregam informações de tipo para as bibliotecas existentes JavaScript, estendendo seus benefícios a bibliotecas populares como jQuery, MongoDB, Node.js, e D3.


Typescript origina a necessidade de desenvolver aplicações aplicação em escala de JavaScript. As pessoas por trás da linguagem da Microsoft ter dito que os clientes internos, bem como externa expressa problemas estruturantes seu código em JavaScript.
Muitos desenvolvedores que finalmente dependem de JavaScript costumo escrever os scripts em outra língua que compila em código JavaScript, por exemplo CoffeeScript e Script #. Uma desvantagem notável é que ele pode não ser possível usar os recursos de linguagem específicos de JavaScript do que outra língua se não o suporta.
Internamente na Microsoft levou à demanda por ferramentas personalizadas para facilitar a escrita de componentes em JavaScript.

Podes baixar essa ferramenta apartir daqui e instala-lo em seu visual studio e praticar sem perder mais tempo e aproveitar que a linguagem está na fase experimentar.

Essa linguagem apesar de ser nova, apresenta algumas vantagens em relação ao javascript, sendo em alguns campos facil de criar diversas coisas em relação ao javascript.
É interessante notar que o typescript apresenta uma similaridade enorme em relação ao Java o que para muitos programadores não será uma grande novidade e nem um bicho de 7 cabeças, mas é interessante notar a grande facilidade que ele apresenta.


Conceitos básicos

Vamos imaginar queremos criar uma variavel de qualquer tipo, e para isso precisamos fazer da seguinte forma em javascript

var anilton;

Já em typescript podemos fazer da forma

var anilton;

ou

var anilton:any;

onde a palavra any significa qualquer ou admite qualquer valor e que retornaria o mesmo resultado.

Agora imagina que tu queres fazer uma função que retorna qualquer tipo de valor em Typescript tinhas de fazer da seguinte forma


function anilton(valor:any){
  return valor;
}

document.write(anilton("primeiro teste"));

Se desejar que o valor for string é só definir que ao invés de ser any metes string problema resolvido, viu como é simples!!!!



Criação de classes

Abaixo vou mostrar uma diferença entre Typescripte e Javascript, no que toca a orientação a objecto.

Typescript


class anilton{
//primeira classe em typescript
}

Javascript


var anilton = (function () {
    function anilton() { }
    return anilton;
})();



Facilidade em extensão de uma classe


TypeScript
class pessoa {

}

class anilton extends pessoa{

}

Javascript

var __extends = this.__extends || function (d, b) {
    function __() { this.constructor = d; }
    __.prototype = b.prototype;
    d.prototype = new __();
}
var pessoa = (function () {
    function pessoa() { }
    return pessoa;
})();
var anilton = (function (_super) {
    __extends(anilton, _super);
    function anilton() {
        _super.apply(this, arguments);

    }
    return anilton;
})(pessoa);



Criação de Interfaces

TypeScript


interface anilton_neto{
function teste();
}


class anilton implements anilton{
    function teste(){
alert("Primeira interface");
}
}

mensagem=new anilton();
mensagem.teste();



JavaScript


var anilton = (function () {
    function anilton() { }
    anilton.prototype.teste = function () {
        alert("Primeira interface");
    };
    return anilton;
})();
mensagem = new anilton();
mensagem.teste();



Os comandos básicos do javascript você pode usar sem problema nenhum como no caso do:
alert, confirm e o prompt, criação de array enfim muitas coisas, mas é preciso uma boa prática no que toca a linguagem.

Apesar de existirem outras funcionalidades fui apenas testando algumas delas que me deram bons resultados.

Eu achei interessante embora muito java, apresenta diversos recursos que poderão ajudar muitos programadores que incluindo você que está entrando no mundo web, existem vantagem e desvantagens que futura poderei postar, mas nesse momento venho desde ja apresentar a nova linguagem da Microsoft.

Pessoal façam vocês mesmo o teste para ver se dá ou não para adoptar esta linguagem em nossas pags, eu tenho a certeza que será uma óptima oportunidade e principalmente uma ferramenta para o HTML5 (Provavelmente), Valeu.....














0 comentários:

Enviar um comentário