Samsung tem lucro recorde de US$7,3 bi no 3o trimestre

, , No Comments

SEUL, 5 Out (Reuters) - A Samsung Electronics teve lucro recorde no terceiro trimestre, de 7,3 bilhões de dólares, quase o dobro ante o mesmo período do ano passado, com fortes vendas de TVs de última geração e do smartphone Galaxy mais que compensando menores encomendas de chips e telas pela Apple.

A maioria dos analistas acredita, no entanto, que em dezembro acabará uma sequência de quatro trimestres de recordes, já que o grupo sul-coreano --maior fabricante mundial de smartphones, TVs e chips de memória-- enfrenta a concorrência do novo iPhone e de outros produtos no acirrado mercado mundial de smartphones, de 200 bilhões de dólares.
A Samsung gastou em marketing 2,7 bilhões de dólares somente de julho a setembro, por conta da Olimpíada de Londres e da divulgação do novo Galaxy, estimou o Credit Suisse.
A projeção de lucro de 28 trilhões de wons (25 bilhões de dólares) no fechado deste ano também vai desencadear pagamentos mais elevados de bônus de desempenho a muitos dos 206.000 funcionários da Samsung no início do próximo ano.
E a empresa pode ter de separar recursos no atual trimestre para o caso de não obter recurso para derrubar um veredicto de um tribunal dos EUA que determinou o pagamento de mais de 1 bilhão de dólares em indenização à Apple por violação de patentes pela Samsung.
"O lucro do quarto trimestre terá pressão de gastos extraordinários, bônus aos funcionários e cerca de 1 bilhão de dólares em provisão por conta da disputa judicial com a Apple, se não cair a decisão da Justiça dos Estados Unidos", previu o analista Lee Sun-tae, da NH Investment & Securities.
Analistas acreditam que os ganhos vão recuar até o segundo trimestre do próximo ano, em meio à queda nas vendas de computadores e à crise econômica mundial, que afeta a demanda por chips e produtos eletrônicos.
O lucro da divisão móvel da Samsung deve ter mais que dobrado entre julho e setembro, para cerca de 5 trilhões de wons --cerca de 60 por cento do lucro total do grupo--, com as encomendas de smartphones atingindo 58 milhões de unidades, incluindo 20 milhões do Galaxy S III.
Antes da divulgação do resultado trimestral, prevista para 26 de outubro, a Samsung estimou que o lucro operacional no período tenha saltado 91 por cento, para 8,1 trilhões de wons, em relação a um ano antes, superando previsão média de analistas de 7,6 trilhões, segundo pesquisa da Reuters.
A companhia projetou receita de 52 trilhões de wons para o terceiro trimestre, em linha com estimativas.
(Por Miyoung Kim)
Via G1

0 comentários:

Enviar um comentário