TDK bate recorde e pode produzir HDs com 6TB de capacidade

, , No Comments

TDK bateu um recorde difícil de ser atingido. Ao chegar a 1,5 Tbit/polegada, a empresa atingiu o nível necessário para que discos rígidos magnéticos de 6 TB sejam viáveis na indústria. A alta capacidade de armazenamento pode estender a vida útil dessa tecnologia no mercado, tendo em vista as limitações dos SSDs em termos de espaço e custos.

Foto revela a nova cabeça de gravação que funciona com assistência térmica (Foto: Reprodução)Nova cabeça de gravação que funciona
com assistência térmica (Foto: Reprodução)
Para alcançar essa alta densidade, a TDK empregou o uso de cabeças de gravação e leitura que usam tecnologias mais refinadas na hora de escrever ou ler dados do disco. Exemplo disso é o uso de assistência térmica como método de gravação. Outros aprimoramentos foram feitos na superfície da mídia em si, mas a TDK preferiu manter os refinamentos sob sigilo.
O recorde da TDK, basicamente, dobra a capacidade dos discos atuais. A densidade de um modelo convencional da empresa, disponível hoje no mercado, chega a casa dos 700 Mbit/polegada. Essa tecnologia de mídia e novas cabeças de leitura e gravação, somadas à HAMR, também criada pela TDK, permitirão, em tese, HDs com mais de 6 TB no futuro.
Os discos de alta densidade da TDK seguem em desenvolvimento e, segundo a empresa, versões comerciais dos produtos deverão chegar ao consumidor apenas em 2014 com as mesmas faixas de preço dos HDs de densidade convencional.
Via Geek, TechTudo

0 comentários:

Enviar um comentário