Norton, Skype, Chrome: veja os aplicativos compatíveis com o Windows 8

, , No Comments

As vendas do Windows 8 têm início na próxima sexta-feira (26), mas muita gente ainda tem dúvidas quanto ao novo sistema operacional da Microsoft. Para quem está receoso em adquiri-lo por não saber se seus softwares preferidos têm versões compatíveis com ele, o TechTudomontou uma lista. Há antivírus, editores de imagem, programas de bate-papo, navegadores e outros aplicativos conhecidos já adaptados à novidade.

Criado com o foco em dispositivos que apresentam telas sensíveis ao toque, o Windows 8 promete revolucionar o modo de usar os computadores. Vale ressaltar que ele também pode ser comprado por donos de notebooks e desktops comuns, sem touchscreen. Apesar de ainda dividir opiniões, o Windows 8 Consumer Preview, uma prévia disponibilizada gratuitamente em março pela empresa americana, teve mais de um milhão de downloads em menos de 24 horas.
Antivírus
Nova interface do Norton Antivírus (Foto: Foto: André Fogaça/ TechTudo)Nova interface do Norton Antivírus ( Foto: André Fogaça / TechTudo)
A segurança do computador é fundamental e ter um antivírus instalado evita que a máquina seja atacada por vírus, trojans, malwares, cavalos de troia e outras pragas virtuais. Os usuários do Windows 8 podem ficar despreocupados quanto a isso porque têm uma boa opção à disposição. A Norton apresentou as versões do Norton AntiVirusInternet SecurityNorton 360 não apenas compatíveis com o SO, mas também com as interfaces inspiradas nele. Os três apresentam recursos para o bloqueio de ataques que têm as redes sociais como fonte e fazem a análise de sites a partir do número de usuários e do tipo de informação solicitada a quem os acessa.
Download de arquivos e streaming
Quem tem o hábito de fazer downloads na internet, também não tem do que reclamar. OuTorrent , cliente de torrent mais popular do mundo, também já está preparado para o Windows 8. O software leve, que exige pouco do sistema, tem como característica principal as altas taxas de transferência de arquivo.
Netflix para Windows 8 (Foto: Divulgação)Aplicativo do Netflix para Windows 8 (Foto: Divulgação)
E aqueles que consideram sair de casa para alugar séries e filmes coisa do passado, também estão bem servidos. O Netflix, famoso serviço online americano de transmissão de arquivos de vídeo em streaming, anunciou em meados de 2012 um aplicativo para o novo SO. A interface foi totalmente redesenhada e o usuário pode navegar entre as categorias passando o dedo na tela ou usando o formato pinça.
Bate-papo
Novidade permite que usuário converse com os amigos ao mesmo tempo que visualiza outros aplicativos (Foto: Divulgação/Skype) (Foto: Novidade permite que usuário converse com os amigos ao mesmo tempo que visualiza outros aplicativos (Foto: Divulgação/Skype))Novidade permite que usuário converse com os amigos ao mesmo tempo que visualiza outros aplicativos (Foto: Divulgação/Skype)
Os fãs de programas de bate-papo não vão ficar órfãos. O Skype, por exemplo, divulgou imagens de sua nova edição, completamente integrada ao Windows 8. Seu lançamento oficial também acontece no dia 26, mas já é possível saber que o usuário terá maior liberdade para conversar e utilizar os demais aplicações ou navegar na internet simultaneamente, além de ter a opção de fazer conferência em tela cheia e bater papo via texto. Uma das principais novidades é a sua interface, que se adapta àquela criada pela Microsoft.
Outro software queridinho de quem curte chats é o Windows Live Messenger (ou MSN Messenger). A versão 2012 do mensageiro pode ser utilizada pelos usuários do sistema e apresenta outra boa novidade: integração com Facebook, MySpace e Linkedin.
Navegadores
Os navegadores, como próprio nome indica, são programas que permitem aos usuários a navegarem na internet. Eles, de fato, não devem ser item de preocupação para quem pretende adquirir o SO. Todos os principais aplicativos do gênero apresentam versões adaptadas para o Windows 8. Vale lembrar que esses navegadores funcionarão apenas na versão para computadores, enquanto a versão Windows RT, dos tablets, contará por enquanto apenas com o IE10.
Internet Explorer 10 terá limitações em relação ao Flash (Foto: Reprodução) (Foto: Internet Explorer 10 terá limitações em relação ao Flash (Foto: Reprodução))Internet Explorer 10 (Reprodução)
Apesar do Internet Explorer 9 ser compatível com o sistema operacional, o IE 10, que ainda não teve a versão oficial lançada, será totalmente integrado ao sistema, com um visual baseado na usabilidade das telas sensíveis ao toque. A fundação Mozilla também apresentou recentemente imagens de uma edição do Firefox, adaptadas aos novos recursos. A edição oficial do browser ainda não foi lançada, mas ao que tudo indica, não deve demorar.
A versão mais recente do Google Chrome é outra que já está adaptada ao sistema operacional. Mas a empresa americana não ficou de fora da onda de remodelar as interfaces e apresentou uma versão para desenvolvedores em que adota o padrão similar ao do Windows 8.
Edição de imagens e áudio
Nero 12 (Foto: Reprodução)Interface Windows 8 do Nero 12 (Foto: Divulgação)
As pessoas que trabalham com edição de fotos e vídeos já contam com algumas opções de programas renomados adaptados ao Windows 8. O Nero, suíte de aplicativos que permite gravar CD, DVD e Blu-ray, além de editar e reproduzir arquivos de áudio e imagem, ganhou um novo visual, com maior usabilidade em aparelhos com touchscreen. Ele conta com mais de 800 tipos de efeitos especiais, recurso de estabilização de imagens captadas por celulares ou câmeras profissionais, possibilidade de salvar o filme em alta definição e muito mais.
O CorelDraw, conhecido editor gráfico, também está disponível para o novo lançamento. A versão 6X do pacote disponibiliza diversos recursos para facilitar o trabalho com as imagens. Há a opção de criar gráficos para internet, usar ferramentas para animação e utilizar um dos 350 designs e templates prontos, além de 800 frames e padrões de textura.
Utilitários
Certos programas não podem faltar no computador de ninguém, como os descompactadores de arquivos. E exatamente por ser essencial que o Winzip já apresentou sua primeira versão compatível com o novo sistema operacional. Ele, que é o mais famoso programa de compactação do mundo, promete comprimir fotografias digitais e imagens gráficas em até 25%, sem perda de qualidade. Além de reduzir o espaço usado do disco rígido, o software também é necessário para abrir e descompactar arquivos disponibilizados na Internet que vêm com as extensões criadas por programas do gênero.
Outra aplicação fundamental é o leitor de arquivos em PDF e a Adobe também já disponibilizou a versão do Reader para Windows 8. Com ele, o usuário pode ler, pesquisar e salvar arquivos no formato criado pela própria Adobe.

0 comentários:

Enviar um comentário