Rdio lança campanha para premiar artistas por cada novo usuário

, , No Comments

Rdio lançou nesta quarta-feira (13) uma nova campanha para tentar apagar a "má reputação" dos serviços de streaming de música. Agora, qualquer cantor ganhará US$ 10 (R$ 20) por cada usuário que ele atrair ao serviço – desde que esta pessoa fique por pelo menos um mês no site. Artistas famosos como Brendan Benson, Snoop Lion e Scissor Sisters já têm suas contas no programa.

Rdio lançou novo projeto para pagar artistas (Foto: Reprodução)Rdio lançou novo projeto para pagar artistas (Foto: Reprodução)
Esta, no entanto, não é uma novidade exclusiva aos grandes nomes da música mundial. Qualquer músico registrado no Rdio pode fazer parte deste projeto. De acordo com o fundador do site, Janus Friis, esta é uma forma de manter a indústria da música estimulada a produzir e divulgar conteúdo na plataforma.
“Não existe arte sem artistas. Como parte desta indústria, sabemos que um mercado que não recompensa os seus maiores contribuidores precisa mudar. A inovação da Internet não deve ser uma barreira para o sucesso da música, mas sim permitir que eles sejam ainda mais bem sucedidos”, comentou, em comunicado enviado à imprensa.
Os serviços de streaming musical eram criticados pelos artistas por conta de suas políticas de pagamento, dos quais os músicos costumam ganhar apenas alguns centavos a cada reprodução de uma de suas faixas.
O Rdio Artist Program, como é chamada a nova funcionalidade, está ativo em 14 países e vai complementar os acordos e licenças que o Rdio já tem com gravadoras e distribuidoras para que o usuário possa acessar diversas músicas no serviço. No entanto, com o diferencial de que este dinheiro vai diretamente para o artista, criando um novo canal direto entre o público e os cantores.
“O programa dá aos artistas uma forma de aumentar sua renda dos streams a cada interação deles com os fãs. Nosso foco na música social está sendo alinhado e acreditamos que os artistas têm que ganhar por seu trabalho. É um passo e tanto para eles, para os fãs e para o streaming musical na web”, completou Drew Larner, CEO do Rdio.
Via Engadget