Será o fim dos cartões de crédito? Visa lança plataforma de pagamentos via celular, com NFC

, , No Comments

A Mobile World Congress 2012 não é feita apenas de anúncios com novos smartphones e tablets. A Visa, por exemplo, anunciou nesta segunda-feira (27) uma nova solução “one-stop” para pagamentos via celular. O serviço poderá ser utilizado pelos proprietários de telefones com a tecnologia NFC (entenda esta tecnologia aqui), e vai atender as instituições financeiras e operadoras de telefonia móvel.

Visa lança sistema de pagamentos remoto pelo celular, que usa o chip NFC (Foto: Reprodução/The Verge)Visa lança sistema de pagamentos remoto pelo celular, que usa o chip NFC (Foto: Reprodução/The Verge)
O novo serviço foi desenvolvido em colaboração com a empresa de segurança de dados Oberthur Technologies, que vai fornecer o software e a estrutura de dados para gerenciar as contas de cartões bancários e de crédito em conjunto com os telefones compatíveis com o NFC. A Visa, por outro lado, promete oferecer os elementos necessários para que a transação via smartphones seja a mais segura possível, dentro das exigências do ecossistema de pagamentos a partir de dispositivos móveis.
O pagamento seria feito pelo sistema “Over The Air” (OTA) via NFC, permitindo não apenas o pagamento de contas, mas também o pagamento de compras em diversos estabelecimentos, bem como transações financeiras entre dois usuários. Tudo isso através de uma poderosa ferramenta, com diversos níveis de segurança e certificações reforçadas, que exigem a autenticação do cliente para que a transação seja concluída.
Para o sistema funcionar, o usuário precisa ter um telefone com NFC aprovado pela Visa, em seus testes de conformidade. É feito um contato prévio entre o banco do cliente ou da bandeira com o cartão Visa para o provedor de serviços ou operadora de telefonia móvel do usuário, solicitando a ativação do serviço de pagamentos pelo celular na conta do cliente. Ao utilizar o celular para o pagamento da conta, o software de comunicações móveis da Visa comunica o banco e a operadora, e então inicia o processo de pagamento. O software vai autenticar o titular da conta, solicitando que o usuário digite uma senha de acesso. Se a senha estiver correta, a transação é concluída.
A Intel já anunciou que será parceira da Visa, e adicionará o recurso em seus novos smartphones e tablets com NFC.
Via The Verge.

0 comentários:

Enviar um comentário