Desenvolvedores já podem submeter aplicativos à Mozilla Marketplace

, , No Comments

Mozilla promete apresentar o seu sistema operacional móvel, o Boot2Gecko, na próxima semana, durante o evento Mobile World Congress, em Barcelona. Para dar vigor ao sistema, um dos pontos fundamentais é oferecer uma vasta gama de aplicativos que justifiquem a adoção da plataforma pelos usuários. Assim, desenvolvedores já podem submeter seus trabalhos para a criação da biblioteca de aplicativos do novo serviço.

desenvolvedores-ja-podem-submeter-aplicativos-a-mozilla-marketplace (Foto: desenvolvedores-ja-podem-submeter-aplicativos-a-mozilla-marketplace)Mozilla deve lançar a sua Marketplace na
próxima semana (Foto: Divulgação)
Para isso surge a Mozilla Marketplace. A intenção é que nesta nova loja virtual de aplicativos estejam conteúdos desenvolvidos em HTML5 e JavaScript. O interessante da Mozilla Marketplace será permitir que o usuário desfrute de um mesmo app em seu smartphone e no Firefox, no desktop. Via de regra, todo navegador atual consegue rodar conteúdos em HTML5, e a Mozilla conta com isso para empurrar a plataforma.
Aplicativos em HTML5 normalmente requerem uma conexão com a Internet para funcionarem corretamente – a menos que permitam uma instalação no disco rígido do usuário, o que é relativamente incomum. Por conta disso, para realmente desfrutar a integração entre as múltiplas plataformas da Mozilla e sua biblioteca de aplicativos, o usuário precisará estar sempre conectado. Algo com que os usuários do Google Chrome e da Chrome Web Store já estão bem familiarizados.
Isso é algo que faz bastante sentido, se o Boot2Gecko for levado em consideração. A ideia da Mozilla é que o sistema seja quase todo rodado na nuvem. Grande parte dos aplicativos, e mesmo os serviços mais básicos de um dispositivo com o novo sistema operacional, rodariam via web. Pode ser interessante baixar um discador personalizado para o telefone e poder usá-lo no Firefox em casa, por exemplo.

0 comentários:

Enviar um comentário