Mozilla apresenta primeiros detalhes de seu sistema operacional móvel

, , No Comments

Mozilla pretende trazer ao mercado um novo sistema operacional móvel para smartphones. O projeto, já em desenvolvimento, foi apelidado de 'Boot2Gecko', e algumas informações ecaptions do visual do futuro sistema foram divulgadas. Seu principal diferencial em relação aos concorrentes é a sua proposta de ser totalmente baseado em webapps.

Mozilla pretende lançar novo sistema operacional para o mercado móvel (Foto: Reprodução)Mozilla pretende lançar novo sistema operacional para o mercado móvel (Foto: Reprodução)
Basicamente o sistema é uma distribuição Linux bastante simplificada. O Boot2Gecko dará suporte a conexão com as redes de telefonia, serviços básicos, como ligações, mas para por aí. O restante do sistema operacional será executado a partir de aplicativos que rodam via Internet. Ele é praticamente um sistema operacional móvel que roda na nuvem, seguindo basicamente os mesmos preceitos do Chromium, do Google.
Das informações que a Mozilla divulgou, é possível compreender que tudo no sistema, da interface Gaia ao launcher e os demais softwares hospedados na Internet, rodarão a partir do browser desenvolvido para o sistema. Trata-se do Gecko, que combina HTML5 e JavaScript. Por conta deste método, provavelmente qualquer navegador moderno de Internet poderá rodar os aplicativos do sistema. A Mozilla não entrou em detalhes sobre esta possibilidade ou se haverá alguma forma de bloqueio do conteúdo em outras plataformas e browsers.
Segundo a Mozilla, o Boot2Gecko será demonstrado na Mobile World Congress, que acontece em Barcelona no fim deste mês. O sistema operacional deverá chegar ao consumidor já no segundo semestre deste ano, mas até o momento a Mozilla não apresentou fabricantes parceiros da iniciativa.

0 comentários:

Enviar um comentário