Nokia Siemens mostra rede 4G com 1,4 Gbps de velocidade

, , No Comments

Ultimamente tem sido difícil se contentar com as velocidades da banda 3G oferecidas no Brasil. Mas imagine então uma rede cem vezes mais rápida? A Nokia Siemens demonstrou como isso pode acontecer nesta segunda-feira (27), durante a Mobile World Congress 2012, em Barcelona, na Espanha. O desempenho de uma conexão 4G chegou a alcançar impressionantes 1,4 Gbps (Gigabits por segundo).
Nokia Lumia 900 (Foto: Nick Ellis/TechTudo)
O Nokia Lumia 900 é um dos modelos compatíveis com a rede 4G 
(Foto: Nick Ellis/TechTudo)

O recorde de velocidade foi alcançado graças ao sistema LTE-Advanced (também chamado de 4G pelo marketing das operadoras) no espectro de 100 MHz. Na prática, isso quer dizer: muita rapidez na conexão ao ponto de ser possível baixar um DVD inteiro em apenas 3,5 segundos, e com sobra.



Imagina só o que poderíamos fazer com uma conexão dessas em nossos telefones? Baixar todas as dez temporadas completas do seriado norte-americano Friends? Bastariam apenas meio minuto para que todo o conteúdo estivesse em seu celular. Que tal então o game Call of Duty: Modern Warfare 3? Apenas 10 segundos. Um Blu-ray simples, então, seria baixado em pouco menos de 18 segundos.


Os testes da Nokia Siemens incluíram transferências de arquivos muito grandes e streaming de vídeo HD, atingindo picos de 1,429 Gbps. A companhia não informou a média, mas dá para imaginar que esse tipo de velocidade seja o suficiente para exibir - ou mesmo transmitir - imagens em 1080p (FullHD) sem maiores dificuldades ou atrasos.


Por enquanto, nem há sinal de chegada desta tecnologia ao Brasil. O LTE convencional, na faixa de frequência de 2,5 GHz, terá licitação prevista para maio. A intenção é ter o serviço de 4G funcionando no país até o fim de 2013, por conta da Copa das Confederações desse ano e da Copa do Mundo de 2014, nas cidades sede.

0 comentários:

Enviar um comentário