Desenvolvedor mostra como seria a resolução de um game para iPad 3

, , No Comments

Com tantos indícios apontando para uma tela de altíssima resolução no iPad 3, algumas produtoras de games já trabalham com reformulação de gráficos, para se adequar ao Retina Display, do tablet. O mesmo ocorreu quando o iPhone 4 apresentou a tecnologia, em 2010. O desenvolvedor Kevin G se antecipou e fezr um exercício com seu futuro jogo, Food Run, publicando os resultados em seu blog, na quinta-feira, 1.

O desenvolvedor aproveitou que os gráficos do game foram construídos em vetores, em vez dos tradicionais bitmaps (permitindo modificar a escala para qualquer tamanho), para adequar o app à suposta resolução maior do iPad 3. Ou seja, ele precisou construir um jogo compatível com uma tela de 2048 x 1536 pixels, maior do que a de uma TV Full HD (1920 x 1080) e duas vezes superior a geração atual do tablet (1024 x 768).
A imagem da esquerda é do iPad atual, e a da direita é o iPad 3 (Foto: Divulgação)A imagem da esquerda é do iPad atual, a da direita do iPad 3 (Foto: Divulgação)
“A questão que nós desenvolvedores de iOS nos perguntamos é se estamos prontos para isso. Se o display tem quatro vezes mais pixels do que o iPad anterior, nossa arte está pronta?”, pergunta ele em seu blog Bookofthedev. A questão é pertinente, pois os gráficos podem parecer “pixelados”, perceptíveis em uma tela com tamanha resolução diante de uma visualização mais atenta. Compare as duas imagens acima e perceba.
Até mesmo o ícone do jogo precisaria ser reformulado, saindo de um tamanho de 72 x 72 para 144 x 144. “A boa notícia é que a Apple já pede ícones em 512 x 512 na App Store de qualquer forma, os desenvolvedores estarão prontos para a mudança logo de cara”, diz, alertando para incômodas atualizações de aplicativos, simplesmente, para adequar à resolução.
Comparação da resolução dos ícones (Foto: Divulgação)Comparação da resolução dos ícones (Foto: Divulgação)
Kevin acredita que, apesar de muitos indícios apontarem para uma tela melhorada no iPad 3, ele ainda vê “razões práticas” para isso ainda não acontecer dessa vez. Isso por conta do tamanho dos aplicativos: com uma densidade de pixels quatro vezes maior, significa também necessidade quadruplicada para a memória de vídeo, resultando em arquivos maiores.
A Apple, provavelmente, teria de aumentar o limite de 20 MB para baixar apps por meio de rede 3G (ou 4G, caso decidam implementar a LTE no aparelho). O desenvolvedor acha ainda que a RAM de gráficos do iPad precisará ser muito potente para lidar com tamanha resolução, desenhando tantos pixels por segundo.
Caso a terceira geração do tablet venha equipada com uma tela Retina, isso vai significar muita dor de cabeça, para quem não tem gráficos vetorizados. “Haverá necessidade de ter muito retrabalho para suportar totalmente os novos displays”, diz. Entretanto, se os desenvolvedores já se adequaram antes ao iPhone 4 e ao próprio iPad original, por que não agora, de novo?
Por hora, enquanto os rumores não se confirmam, fique com um trailer do game Food Run, que deverá sair tanto para o iPad, quanto para o iPhone.

0 comentários:

Enviar um comentário