Google Play vs iTunes: Quem tem as melhores ofertas?

, , No Comments

Os aplicativos móveis são uma das principais razões para um consumidor optar por comprar um smartphone. Afinal, são eles que tornam o seu celular, de fato, inteligente. Mas na velha disputa entre o iPhone e os aparelhos com Android, quem leva a melhor neste quesito? Vale mais a pena investir no iTunes ou no Google Play? Como de costume neste tipo de disputa, não há como apontar um único vencedor. Cada um deles é melhor em determinados pontos, e o rival tem vantagem em outros. Então a decisão sobre o quê pesa mais será com você.

É preciso levar em conta o número de apps disponíveis em cada loja virtual, o preço cobrado por eles, a facilidade de acesso, a preferência dos desenvolvedores,… Por isso, o TechTudo preparou um levantamento completo para quem considera os apps como um fator fundamental na escolha de um novo smartphone.
Confira abaixo os principais pontos a serem estudados:
Número de aplicativos: Neste quesito, a Apple ainda leva vantagem em relação ao Google, mas ao que tudo indica isso não deve durar por muito tempo. No iTunes, existem cerca de 550 mil apps disponíveis para download. No Google Play, são 450 mil.
Quanto ao número de downloads, a vantagem da Apple é bem maior: são 25 bilhões de arquivos baixados, contra somente 10 bilhões da concorrente – estatística que, obviamente, tem a ver com o tempo de serviço. Afinal, o iTunes existe há mais tempo que o Android Market, atual Google Play.
iTunes oferece mais apps do que Google Play (Foto: Reprodução)iTunes oferece mais apps do que Google Play (Foto: Reprodução)
Preferência dos desenvolvedores: Não se sabe o motivo para isso (talvez seja o fato de o iPhone ter mais tempo de mercado ou trazer mais retorno financeiro), mas pesquisas, como a da empresa Flurry em 2012, mostram que os desenvolvedores de aplicativos ainda não estão convencidos sobe o sucesso do Android. De acordo com os estudos, o iPhone ainda é o alvo favorito dos novos projetos: no último trimestre de 2011, por exemplo, 73% dos criadores de aplicativos desenvolveram versões para iOS de seus produtos, contra apenas 27% que criaram apps para o Android. Isso é evidente na indústria de games, onde boa parte dos famosos jogos que são encontrados em consoles chegam antes ao iTunes, e só depois, talvez, ao Google Play.
Custo-benefício: Ponto para o Google Play. Apesar de ter menos aplicativos do que o iTunes, o mercado virtual do Google possui mais opções gratuitas para os seus usuários – incluindo aplicativos importantes e que têm ligação com a Gigante das Buscas, como o Google Docs e o Google Music - que até tem seus equivalentes no iPhone, porém nenhum deles é grátis.
De acordo com estudo feito pela empresa Lookout no ano passado, 66% dos apps do iTunes são pagos, enquanto 67% do Google Play são de graça. Sem falar que no Android você tem a ótima opção de testar os aplicativos pagos por 15 minutos, e pedir o dinheiro de volta se não gostar do que comprou.
Google Play oferece mais apps gratuitos do que o iTunes (Foto: Reprodução)Google Play oferece mais apps gratuitos do que o iTunes (Foto: Reprodução)

Facilidade de acesso:
 É possível baixar apps pelo próprio smartphone em ambos sistemas operacionais. Porém, quem tem um aparelho com o Android pode se orgulhar de dizer que é muito mais prático instalar um aplicativo ou até mesmo baixar uma música em seus smartphones do que em um iPhone. Afinal, o Google Play não precisa de sincronização, como o iTunes. Basta plugar um cabo USB em seu PC e mexer no que você quiser, sem precisar instalar um programa para isso. Além disso, é possível fazer esta integração em qualquer computador, o que causa problemas com o iTunes, já que, se você sincronizar seu iPhone com um PC onde não esteja sua biblioteca de arquivos, você pode perder tudo.
Fazer download de apps pelo Google Play é mais prático (Foto: Reprodução)Fazer download de apps pelo Google Play é mais prático (Foto: Reprodução)
Games: Se você tem uma conta americana no iTunes, sabe da infinidade de games disponíveis na loja virtual da Apple. No entanto, se o seu registro é brasileiro, esta categoria é, certamente, a que mais deixa a desejar. Enquanto isso, no Google Play, não há este problema (tem, mas é muito menor). Também há games disponíveis para os usuários de Android que se cadastram com endereços do Brasil. No entanto, se a comparação for feita “no geral”, o iPhone ainda leva a melhor por ter mais títulos e por receber novos títulos primeiro. Mas esse domínio pode estar próximo de acabar, já que cada vez mais os grandes estúdios criam versões de seus games para Android, como aconteceu recentemente com o jogo GTA.
Angry Birds chegou primeiro no iTunes, mas logo depois também para sistema Android (Foto: Reprodução)Angry Birds chegou primeiro no iTunes, mas logo depois também para sistema Android (Foto: Reprodução)

Músicas, filmes e livros:
 O iTunes inovou, mas o Google Play está logo ali, disponibilizando tudo o que seu principal concorrente oferece, seja em músicas, filmes ou livros. Ambos os serviços têm ótimas opções neste quesito, mas ainda é cedo para analisar as possibilidades com o Google Play. A questão é: ele nasceu para competir com o iTunes e o iCloud e, ao que tudo indica, tem totais condições para fazê-lo. Neste quesito, não há vencedores. O iTunes é mais antigo e, por isso, mais “tradicional”, porém o mais recente lançamento do Google não deixa a desejar em nada – tanto em acervo quanto em performance.

Formas de pagamento: 
Outra questão que tem muito a ver com a sua conta, mas em que o Google Play leva vantagem. Se você tiver conta no iTunes Store norte-americano, que é o melhor tipo de cadastro para se ter na loja da Apple, terá que ter um cartão internacional ou comprar Gift Cards para adquirir novos conteúdos. Isso não acontece no Google Play, onde é possível utilizar o serviço Google Checkout para fazer suas compras com segurança – utilizando cartões de crédito, débito ou até mesmo direto com a operadora de telefonia de seu celular. Na loja brasileira do iTunes, no entanto, é aceito os cartões nacionais.
Gift Card é uma forma de comprar apps no iTunes (Foto: Reprodução)Gift Card é uma forma de comprar apps no iTunes (Foto: Reprodução)
Conclusão: A evolução do Google Play é um alerta para a Apple. Caso a empresa de Cupertino não inove no iTunes, poderá perder o seu domínio nas lojas virtuais muito em breve. O número de aplicativos criados para Android aumenta a cada dia, assim como as vendas dos aparelhos com o sistema operacional do Google. A praticidade para se comprar e até para transferir os arquivos para os smartphones também é muito maior no Android.
Ou seja: se você quer facilidade e preço baixo, opte pelo Google Play. Caso queira quantidade de apps e games, o iTunes leva a vantagem.

0 comentários:

Enviar um comentário