Ausência de fundador do Facebook em encontro preocupa investidores

, , No Comments

Mark Zuckerberg, fundador e CEO do Facebook, durante conferência em San Francisco, na Califórnia (Foto: Kimberly White/Reuters)Mark Zuckerberg, fundador e CEO do Facebook,
durante conferência em San Francisco,
na Califórnia (Foto: Kimberly White/Reuters)
O cofundador e presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, deixou a situação clara ao faltar ao primeiro grande encontro da rede social com analistas e executivos financeiros, na semana passada. A reunião foi a primeira de muitas que acontecerão no período preparatório de uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inlgês) que deve avaliar a empresa em perto de US$ 100 bilhões.

O desinteresse de Zuckerberg não é raro entre a elite das companhias do Vale do Silício, mas pode se tornar um problema junto aos investidores devido ao imenso controle que ele exerce sobre o Facebook por meio de ações especiais.

“Não achamos que ele deva se esconder dos investidores", disse Carin Zelenko, diretora do departamento de estratégias de capital do International Brotherhood of Teamsters, sindicato cujos fundos de pensão e benefícios têm mais de US$ 100 bilhões investidos nos mercados de capital.
"Ele quer que os investidores lhe confiem seu dinheiro, e que confiem nele, pessoalmente, como o homem que criou a empresa e vai liderá-la e controlá-la. Por isso, deveria prestar contas às pessoas que estão investindo", acrescentou.

Ausência esperada
De acordo com Zelenko, o sindicato enviará uma carta aos administradores dos diversos fundos do Teamster precavendo-os quanto ao risco, em longo prazo, de investir no Facebook, em função da estrutura de governança corporativa "antinvestidor" que a companhia adotou. Duas pessoas que participaram da reunião do Facebook em 19 de março comentaram a ausência do jovem e disseram que a expectativa era a de que ele, no mínimo, marcasse presença no evento.

0 comentários:

Enviar um comentário