Como 'consertar' WhatsApp, Viber e outros com inclusão do nono dígito?

, , No Comments

Neste último domingo de julho as linhas de celular com DDD 11, da região metropolitana de São Paulo, ganharam um dígito à mais - um "9", antes do número antigo. Com tantas novas ativações de telefones e o uso cada vez mais frequente da internet por outros dispositivos - como os tablets -, tal medida foi necessária para garantir uma oferta maior de linhas.

Mas como se não bastasse o fato de você ter que gastar um tempo colocando o "9" à frente dos telefones de todos os seus contatos, um novo problema tem incomodado ainda mais os donos de smartphones: programas como WhatsApp, Viber, iMessage e outros simplesmente pararam de funcionar direito. Mas há uma razão para isso, e a solução é bem simples.
WhatsApp, Viber, iMessage... o nono digito eventualmente trará problemas se você não resolver logo o problema (Foto: Allan Melo / TechTudo)WhatsApp, Viber, iMessage... o nono digito eventualmente trará problemas se você não resolver logo o problema (Foto: Allan Melo / TechTudo)
Todos esses novos mensageiros de smartphones usam um sistema de "login" que usa o seu número de telefone para registrar contas. Tanto que, ao usar o aplicativo pela primeira vez, é necessário "registrar" a sua linha e o seu aparelho, confirmando a operação com um código, enviado via SMS. Em outras palavras: o seu login é o seu número de telefone.
E qual é o problema, então? Esses programas usam a sua lista de contatos - mais exatamente os números - para saber quem são seus amigos. Assim, se alguém atualizar seu contato na agenda do smartphone com o novo "9", o WhatsApp, Viber e outros deixarão de enxergar o seu número antigo, de oito dígitos. Por outro lado, se você atualizar o programa com o nono dígito e seus amigos não atualizarem a agenda, eles também deixarão de enxergá-lo.
Por isso, a solução é que você e seus contatos façam a atualização: seu novo cadastro com o nono dígito; e seus amigos com o novo "9", na agenda. Feito isso, tudo volta ao normal.
Para atualizar o seu número com o nono dígito no WhatsApp, Viber e outros, basta desativar a conta com o número antigo e reativar com o número novo. Veja:
Passo 1. Desative sua conta. No WhatsApp, basta apertar o botão de Menu e selecionar Configurações > Informações da conta > Excluir minha conta. No Viber, vá em Mais > Desativar conta. Em outros apps, basta seguir o mesmo processo, indo ao menu de configurações para deslogar ou desativar a conta em seu aparelho.
Desativando o Viber e o WhatsApp (Foto: Reprodução/TechTudo)Desativando o Viber e o WhatsApp (Foto: Reprodução/TechTudo)
Passo 2. Confirme a desativação para voltar a primeira tela de configuração.
Passo 3. Agora basta reconfigurar o smartphone com o novo número, desta vez usando o nono dígito.
Reativando o Viber e o WhatsApp (Foto: Reprodução/TechTudo)Reativando o Viber e o WhatsApp (Foto: Reprodução/TechTudo)
Passo 4. Uma vez configurado com o novo número, agora avise seus amigos que você já está usando o nono dígito no WhatsApp, Viber, iMessage ou qualquer outro programa que você prefira. Somente ao atualizar a lista de contatos com o seu novo número que os seus amigos conseguirão conversar com você.
Outra maneira de se resolver o problema é deletando o app e baixando ele novamente, mas ambos os processos darão o mesmo efeito. Eventualmente pode ser que o sistema do mensageiro demore um pouco para reconhecer a sua lista de contatos novamente. Basta esperar um pouco para que tudo volte ao normal.

0 comentários:

Enviar um comentário