Investidor processa Groupon por IPO e revisão de balanço

, , No Comments
Groupon, que administra o maior site de cupons on-line do mundo, foi processado nesta terça-feira (3) por um acionista que acusou a empresa de enganar investidores sobre suas projeções financeiras e ocultar a fraqueza de seus controles internos.


O processo foi registrado quatro dias após o Groupon inesperadamente revisar seus resultados do quarto trimestre, seu primeiro como uma empresa de capital aberto, e dizer que há uma "fraqueza material" em seus controles internos por conta de sua incapacidade de reservar dinheiro suficiente para restituir consumidores.
De acordo com um processo registrado em tribunal federal em Chicago, onde é sediado o Groupon, a empresa exagerou sua receita, emitiu resultados materialmente falsos e enganadores, e ocultou o fato de que seu negócio não está crescendo tão rápido nem se mostrou tão resistente à competição quanto sugerido.
O Groupon também não revelou seus controles internos "fracos e inadequados", e ocultou em sua oferta pública inicial (IPO) em novembro de 2011 que não desejava se adequar a leis de vários países, diz o processo.
A porta-voz do Groupon, Julie Mossler, não estava imediatamente disponível para comentários. A empresa disse que não discute processos pendentes. Várias outras empresas afirmaram que podem registrar processos semelhantes.
A ação do Groupon, que caiu 16,9% na segunda-feira (2) após a empresa anunciar no final da sexta-feira a revisão de seu resultado, recuou 1,7% nesta terça-feira e fechou a US4 15,02. O papel está aproximadamente 25% abaixo de seu preço de IPO, de US$ 20.

0 comentários:

Enviar um comentário