Galaxy Nexus é o melhor smartphone para imagem, dizem especialistas

, , No Comments

Uma das características que mais fazem diferença em um smartphone, com certeza, é a capacidade de sua câmera. Talvez por isso, na premiação dos melhores dispositivos de imagem do mundo, o TIPA 2012, duas categorias tenham sido destinadas justamente aos celulares. O Samsung Galaxy Nexus desbancou diversos concorrentes e foi o grande vencedor como “melhor aparelho móvel de fotografia”. Na categoria “melhor aplicativo de fotografia”, o Snapseed deixou para trás até o popular Instagram.

Câmera do Galaxy Nexus foi premiada no TIPA 2012 (Foto: Reprodução)Câmera do Galaxy Nexus foi premiada no TIPA 2012 (Foto: Reprodução)
Segundo a justificativa do próprio juri do TIPA, o Galaxy Nexus levou a melhor sobre o iPhone, o Motorola RAZR e os demais por ser “um aparelho com funções inteligentes e de alta qualidade para imagem”.
Para eles, não é apenas a câmera de 5 megapixel, que inclui modo panorâmico e grava filmes HD 1080p, que se destaca no smartphone. O TIPA ressaltou também a sua tela de AMOLED com “resolução impressionante” de 720p (1280 x 720 pixels) e a facilidade de se editar imagens com o Nexus, “oferecendo um ambiente moderno e sofisticado para aplicativos de imagem”.
Sobre a máquina fotográfica embutida no Nexus, os jurados consideraram que ela tem algumas vantagens em relação aos seus concorrentes, apesar de não parecer. Curiosamente, inclusive, em seu lançamento, o aparelho foi criticado pelo fato de a câmera ter apenas 5 megapixel. Por outro lado, se a qualidade máxima da imagem não é tão grande, a velocidade do clique compensa: o foco não é demorado, e assim que você aperta o botão para fotografar, a imagem é capturada.
Outro detalhe considerado na avaliação foi o fato de o Nexus conseguir fazer boas fotos em situações de pouca luz, além de ter flash LED para fotografar e filmar, e de permitir vídeos com time lapse (em intervalos de um à dez segundos). Efeitos visuais e imagens de fundo também podem ser adicionadas.
Por todo este conjunto, e não somente pela qualidade das fotos tiradas, o aparelho acabou sendo premiado pelos jurados do TIPA - um resultado que muitos usuários podem achar injusto, mas que merece ser olhado com respeito.
A presença das categorias destinadas aos smartphones em um prêmio de imagem também serve para levantar um outro assunto importante: o quão fundamentais os celulares são, atualmente, para a fotografia. E vice-versa. Com um bom telefone, qualquer usuário pode se tornar um bom fotógrafo. Seja para registrar algum tipo de acontecimento ou simplesmente para compartilhar detalhes de sua vida com os amigos.
Via TIPA.

0 comentários:

Enviar um comentário