Google comemora os 52 anos de Brasília com Doodle

, , No Comments

Google está comemorando o aniversário de 52 anos de Brasília, neste sábado (21). Formado por desenhos feitos por Oscar Niemeyer, o Doodle exibe alguns dos projetos mais famosos do arquiteto que compõe o cenário marcante da cidade, construída pelo então presidente Juscelino Kubitschek para ser a nova capital do país. Na imagem, é possível ver, da esquerda para a direita, o museu Memorial JK, o Congresso Nacional, a catedral de Brasília e Palácio do Planalto, sede da Presidência da República.

doodle_52_anos_brasiliaDoodle que comemorar os 52 anos de Brasilia (Foto: Reprodução)
O projeto paisagístico da nova capital foi elaborado pelo urbanista Lúcio Costa. Chamado de “Projeto Piloto” e inspirado no sinal da cruz – mas que acabou ficando conhecido popularmente pela sua semelhança com o formato de um avião -, consiste nos eixos Rodoviário (norte-sul) e Monumental (leste-oeste). A elaboração do projeto arquitetônico dos monumentos ficou a cargo de Oscar Niemeyer, um dos mais renomados arquitetos do mundo.
Em 21 de abril de 1960, após quatro anos de obras que tiveram início após Juscelino Kubitschek assumir a Presidência do Brasil, a nova capital federal foi inaugurada. Ocupando o posto de terceira capital brasileira, em substituição a Salvador e Rio de janeiro, Brasília passa a sediar os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário federais. Apesar do tempo recorde da construção da cidade, a transferência de toda a infraestrutura do governo federal somente foi efetivada em 1970, durante os governos militares.
Via Google e Wikipédia

0 comentários:

Enviar um comentário