Anatel aprova edital de leilão 4G

, , No Comments

Nesta quinta-feira (13) o conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou do edital de licitação das faixas de frequência destinadas à Internet móvel de quarta geração (4G). Assim, dá-se início ao primeiro grande passo para a instalação das novas redes móveis no Brasil.

As redes 4G prometem conexões com altas velocidades e uma boa estabilidade, mesmo em situações de deslocamento. Elas ainda são novidade na maior parte do mundo, e no Brasil é muito aguardada tanto pelas operadoras de telefonia móvel quanto pelos usuários.
4G no Brasil. Agora vai? (Foto: Divulgação)4G no Brasil. Agora vai? (Foto: Divulgação)
De acordo com o presidente da Anatel, João Rezende, o leilão deverá acontecer até 10 de junho e as faixas de 4G operarão na frequência de 2,5 gigahertz (GHz). Além disso, a agência licitará também faixas em 450 MHz para ampliação da cobertura móvel rural.
Segundo o relator do edital na Anatel, conselheiro Marcelo Bechara, o objetivo é que a tecnologia 4G esteja disponível nas cidades que receberão os jogos da Copa do Mundo de 2014. Ele afirmou, ainda, que os vencedores das faixas deverão atender a todas as cidades que receberão jogos da Copa das Confederações até abril do ano que vem, e todas as sedes e sub-sedes da Copa do Mundo até dezembro do ano que vem. Para isso estão sendo oferecidas três faixas nacionais, podendo chegar a quatro - ou seja: uma das quatro operadoras pode ficar sem 4G.
Ainda falta a definição final dos preços mínimos das outorgas do leilão de 4G, que depende de avaliação do Tribunal de Contas da União (TCU). Vencerá essa disputa quem vier a oferecer a maior outorga ao governo. No caso do leilão de 450 MHz para área rural, o critério será quem oferecer o menor preço para o usuário.
O edital estabelece também cotas mínimas de conteúdo nacional nos investimentos em aquisição de bens e produtos pelos operadores, essas cotas terão aumento gradativo, passando de 60% de 2012 a 2014 para 70% de 2017 a 2022.
Via Reuters.

0 comentários:

Enviar um comentário