Pesquisadores criam câmera que não precisa de lente para gerar imagens

, , No Comments
Engenheiros da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, criaram uma máquina fotográfica que usa metamateriais para registrar imagens, dispensando o uso de lentes. O sensor experimental pode registrar imagens complexas sem a necessidade das propriedades físicas das lentes, necessárias para gerar imagens com especificidades, como amplitude, profundidade e mesmo foco.

Pesquisadores criam sensor fotográfico que dispensa o uso de lentes (Foto: Reprodução)Pesquisadores criam sensor fotográfico que dispensa o uso de lentes (Foto: Reprodução)
Metamaterial é a definição dada a qualquer tipo de material que é produzido artificialmente com propriedades que não se encontram na natureza.  Um exemplo, bem exagerado, seria a criação de um tipo de aço com a leveza do plástico. Ou um tipo de plástico que não derreta.
Em Duke, os pesquisadores criaram um tipo de camada de cobre, extremamente fina, que é coberta com pequenos quadrados, que funcionam como captores de luz. Cada quadrado no plano do sensor de cobre é capaz de captar diversas frequências de luz e a composição da captura de todos eles gera uma imagem complexa, funcionando como uma grande abertura de lente.
Quem é mais interessado em fotografia deve ter levantado mentalmente a questão: e o foco? Numa câmera, é o movimento da lente que determina onde está o foco da sua fotografia. No experimento conduzido pelos cientistas de Duke, não há como gerar foco porque não há lente. A ideia é que a imagem tenha seu foco determinado depois, via software.
Entre as aplicações mencionadas para a tecnologia, estão câmeras de segurança e sensores de imagens de alta sensibilidade a luz e ao movimento. Atualmente, os pesquisadores procuram desenvolver um sensor mais complexo, capaz de gerar imagens tridimensionais mais adequadas ao uso no "mundo real".
Via Physorg, TechTudo

0 comentários:

Enviar um comentário