Microsoft permite 'downgrade' gratuito do Windows 8 para 7 Professional

, , No Comments

Quem não gostou do novo Windows 8, e tiver uma licença com suporte ao downgrade, pode voltar ao Windows 7 Professional ou Vista Business gratuitamente. A prática não é muito recomendada por fabricantes de máquinas com o sistema operacional, mas é permitida. Se você tiver um computador novo, que tenha Windows 8 Pro instalado, e um disco e licenças legítimas do Windows 7 Professional, é possível instalar a versão antiga com ativação normal da Microsoft – e sem custos.

Usuário que estiver decidido a abandonar o Windows 8 Pro pode recorrer ao downgrade (Foto: Reprodução)Usuário decidido a abandonar o Windows 8 Pro pode recorrer ao downgrade (Foto: Reprodução/PCWorld)
Não são todos os computadores que permitem a manobra. Para realizar o downgrade, a licença do Windows 8, aplicada ao seu PC, precisa autorizar a prática. Descobrir isso envolve questionar o fabricante do seu equipamento e, no caso da licença garantir o direito, você precisa ter em mãos a mídia do Windows 7 Professional.
A PC World entrou em contato com a Microsoft e a desenvolvedora do sistema operacional declarou que todas as versões OEM do Windows 8 Pro permitem downgrade. Se esse for mesmo o caso, e você possuir uma cópia do Windows 7 Professional ou Vista Business, você pode abandonar o Windows 8. Se você não tiver a mídia, o downgrade não pode ser realizado. Tanto fabricantes de computadores, como a Microsoft, não disponibilizam os sistemas gratuitamente.
Tudo isso porque máquinas novas, comercializadas com a nova edição do Windows, não tem necessariamente hardware otimizado para o sistema anterior. Além disso, o usuário poderá ser forçado a realizar modificações na BIOS, desabilitando o Secure Boot do Windows 8 para que o computador reconheça o sistema mais antigo. Além disso tudo, depois de realizada a instalação, como há uma boa chance de a licença do Windows 7 que você aplicou já ter sido usada alguma vez, será necessário ativar, por telefone, a nova instalação.
Downgrade pode ser realizado em vários computadores
O Windows 8 Pro foi criado pela Microsoft com foco no mercado corporativo. Isso explica o suporte ao retorno para as edições anteriores, interessante para empresas que precisam de sistemas que se adequem às suas necessidades específicas. Por esse motivo, a Microsoft permite que, com uma única cópia do Windows 7 Professional ou Vista Business, o downgrade seja efetuado em vários computadores.
O processo todo pode não ser muito simples e seguro para o bom funcionamento da máquina, mas é uma opção para o usuário que realmente não se adaptou ao novo sistema operacional da Microsoft.
Via PC World

0 comentários:

Enviar um comentário