Nokia passa a apoiar Apple em sua luta a favor do banimento de produtos da Samsung nos EUA

, , No Comments

Para os que achavam que haveria algum tipo de tendenciosidade na briga entre Apple e Samsung nos Estados Unidos, pela primeira ser uma empresa americana e a segunda sul-coreana, agora uma finlandesa entrou no bolo para apoiar o lado da Maçã: sim, a gigante Nokia.

Sala de aula - Apple, Samsung e Nokia
Atualmente parceira estratégica da Microsoft, a Nokia deu entrada em um amicus brief(“amiga da corte”) na justiça apoiando a Apple na sua luta a favor do banimento de produtos da Samsung os quais infringem várias de suas patentes.
Assim como a Apple, a Nokia acredita que a inovação poderia ser prejudicada caso a justiça obrigasse que todos os tipos de patentes devessem ser licenciados — e não apenas as que se enquadram nos termos FRAND (fair, reasonable, and non-discriminatory terms, ou seja, termos justos, razoáveis e não-discriminatórios).
Para a fabricante finlandesa, uma possível negação judicial dos pedidos de injunção da Apple pela juíza Lucy Koh — que na semana passada já reduziu em 40% a multa que a Samsung terá que pagar — poderia abrir “um sério precedente” e gerar grandes prejuízos daí em diante.
Apple e Nokia também já tiveram disputas diretas na justiça, mas acabaram se acertando com um acordo firmado em meados de 2011.