Depois de três dias de evento e 31 propostas de startups apresentadas, o vencedor da edição 2011 do prêmio TechCrunch Disrupt, em um evento realizado em San Francisco, Califórnia,é a empresa israelense Shaker, que desenvolveu um jogo social de mesmo nome para o Facebook.
Das 29 startups e dois vencedores escolhidos pela audiência, o TechCrunch escolheu sete finalistas: Bitcasa, Cake Health, Farmingo, Prism Skylabs, Shaker, TalkTo e Trello. A Shakerlevou um prêmio de US$ 50 mil e a taça Disrupt, substituindo o vencedor do ano passado, a startup nova-iorquina Getaround. Em segundo lugar ficou a empresa Prism Skylabs.
A Shaker venceu o concurso com um aplicativo que transforma o Facebook em um bar, por meio de um jogo social. O jogo é uma mistura de games como Second Life, The Sims eTurntable.fm, todos combinados com os seus dados da rede social e suas conexões.
O seu perfil do Facebook é transformado em um avatar, que pode se locomover entre várias áreas do jogo. Suas fotos são colocadas em uma parede virtual, e você pode escolher qual música deve tocar na sala, para que todos possam ouvir e se divertir. De quebra, você ainda pode comprar bebidas para os seus amigos que estão na sala.
A Shaker oferece um jogo social que se posiciona um passo além dos games convencionais, pois dá aos usuários a oportunidade de conhecer novas pessoas, reproduzindo a experiência de estar em um bar do mundo real. O game analisa as informações do perfil para mostrar, de forma aleatória, as pessoas que mais podem ter coisas em comum com você naquela sala.
Além disso, o game possui recursos interessantes, como uma sala de chat baseada nas similaridades do perfil, um mural de mensagens do Twitter, e uma ferramenta chamada “smart phone”, para o usuário buscar informações sobre as pessoas que estão na sala.
A startup já conseguiu US$ 3 milhões em financiamento, e já obtém bons resultados. O jogo recebeu mais de 80 mil novos usuários em poucas semanas, e por causa do sucesso, teve que bloquear os novos convites. Os usuários estavam reclamando que os bares virtuais estavam muito lotados. Sem nenhum tipo de propaganda, o game foi capaz de atrair a atenção de muitos internautas, o que obrigou a startup a limitar o número de convites.
Acesse o aplicativo Shaker e divirta-se no "bar do Facebook".
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