Facebook dá mais controlo aos utilizadores

, , No Comments



Durante as últimas 48 horas, muito se especulou acerca do que o Facebook estaria a preparar. A empresa marcou um evento sem nome para esta quarta-feira, não deu pistas acerca do que falaria e chamou a imprensa em massa. Uns diziam que o Facebook apresentaria um telemóvel próprio, outros falavam da internacionalização (mais do que atrasada) do Facebook Places.
 

O resultado, depois de tanto suspense, está aí e chama-se Facebook Groups. Sim, o nome não é muito chamativo, mas a ideia pode vir a representar uma grande mudança na forma como as pessoas se relacionam na principal rede social da actualidade. 

Senão vejamos: com esta mudança (que, de certa forma, relega para segundo plano a esquecida lista de amigos do Facebook, bastante complicada de operar), é agora possível criar um grupo, juntar pessoas e deixar que essas mesmas pessoas adicionem mais gente aos mesmos grupos. O conteúdo permanece visível apenas para os membros do grupo (se assim desejar) e é possível partilhar informação, mails e fotos apenas com esses contactos, para além de também haver a possibilidade de fazer chats de grupo. Ou seja, cada grupo torna-se uma espécie de Facebook...dentro do Facebook. 

Mas as novidades não se ficaram por aqui: é agora possível fazer um backup de toda a informação que alguma vez colocou na rede social.  "Construímos uma maneira fácil de fazer download, para o seu computador, de tudo o que já postou no Facebook e de toda a sua correspondência com amigos: as suas mensagens, os seus posts nos Murais, as suas fotos, os seus updates de status e a sua informação de perfil", pode ler-se no blogue do Facebook.

Para conseguir fazer download da sua informação no Facebook, terá de ir a "Account" ("Conta"), "Account Settings" ("Definições de Conta"), escolher de seguida "Learn More" ("Saiba Mais") na opção "Download Your Information" ("Download da sua informação"). Depois de clicar no botão de download, receberá no seu email a confirmação quando o backup estiver pronto. Esta opção, diz a empresa, deverá ficar disponível ainda hoje. 

Cumprindo a promessa feita na apresentação das novidades e fazendo juz ao título do blogue sobre o assunto (qualquer coisa como "Dando-lhe mais controlo"), o Facebook oferece agora, também, mais opções de controlo da informação que fornecemos às aplicações que utilizamos na rede.

0 comentários:

Enviar um comentário