Microsoft terminou a nova versão do windows phone

, , No Comments



O Mango introduz funcionalidades com as quais a Microsoft espera aproximar a sua plataforma móvel dos mais maduros sistemas Android e iOS (da Apple).

Entre as novidades, estão a possibilidade de multitarefas (que permite executar várias aplicações em simultâneo), a integração das aplicações instaladas nos resultados das pesquisas, uma nova forma de visualização na ferramenta de e-mail e a integração do browser Internet Explorer 9, o mais recente da Microsoft.


Para além disto, será possível fazer pesquisas por voz e encontrar serviços (como restaurantes, por exemplo) nas proximidades do utilizador.

Outra novidade é o facto de as aplicações poderem incluir no ícone atalhos para secções específicas, evitando que o utilizador tenha de passar pelos ecrãs iniciais para chegar a uma funcionalidade específica da aplicação.

Com algumas excepções, este género de funcionalidades já está disponível nos sistemas da concorrência, que levam alguns anos de avanço no que diz respeito ao tempo de desenvolvimento.

A nova versão do sistema foi nesta terça-feira enviada para os fabricantes, para que estes possam começar a integrá-los nos respectivos aparelhos. “Agora, voltamo-nos para a preparação do processo de actualização. A actualização para o Mango nos actuais telemóveis Windows Phone estará pronta no Outono”, explica ainda uma nota publicada no blogue oficial do Windows Phone.

O Mango tinha sido já mostrado em Maio, cerca de sete meses depois de a Microsoft ter introduzido o Windows Phone 7, a plataforma que fez com que abandonasse o antiquado Windows Mobile, pouco funcional para a era de smartphones com ecrãs sensível a toques e aplicações para todos os gostos, um paradigma que foi inaugurado pelo iPhone, em 2007.

A Microsoft, porém, tem um atraso, já assumido pela empresa, face à concorrência. O primeiro iPhone chegou ao mercado em meados de 2007 e o primeiro telemóvel com Android estreou-se em Setembro de 2008. Desde então, Google e Apple tiveram tempo de aperfeiçoar sistemas, lançar várias versões e – factor importante de sucesso – criar um ecossistema de milhares de aplicações desenvolvidas por programadores externos e que estão à disposição dos respectivos utilizadores.
No início deste ano, a Microsoft assinou um acordo com a Nokia que fez com que o Windows Phone passasse a ser a plataforma de eleição para os smartphones da fabricante nórdica. Os primeiros modelos da marca equipados com a plataforma da Microsoft devem estar concluídos no final do ano.

Segundo estimativas da analista Gartner, o sistema Android era, no primeiro trimestre deste ano, o líder de mercado a nível mundial, com uma quota de 36 por cento das vendas. Seguia-se o Symbian (o sistema que a Nokia tem vindo a usar), o iOS e o sistema dos BlackBerry (que têm vindo a deslizar no mercado, levando a empresa a anunciar, esta semana, o despedimento de dois mil funcionários). A Microsoft surgia em quinto lugar, com uma fatia de 3,6 por cento.

0 comentários:

Enviar um comentário