Facebook afirma que reclamações sobre fotos são por pura vaidade

, , No Comments

Graças à disseminação do Facebook e das câmeras digitais, tornaram-se comuns as reclamações sobre fotos ofensivas postadas na rede social. Porém, segundo responsáveis pelo site de relacionamento, a maior parte das reclamações está relacionada ao simples fato do usuário não ter gostado da foto.

Cuidado, sua foto pode ir para o FacebookCuidado, sua foto pode ir para o Facebook (Foto: Montagem)
Para garantir que as normas de bom comportamento fossem cumpridas, abaixo de cada imagem foi colocado um botão para reportar violação dos termos de uso. Essa foi a maneira que o site encontrou para “fiscalizar” a publicação diária de mais de 250 milhões de fotos sem precisar de vários funcionários buscando por infrações.
Com o tempo, a empresa percebeu que o recurso não estava sendo usado como o previsto e resolveu alterar a política para relatar problemas nas fotos. Isto permitiu um “diálogo” entre o usuário e a pessoa que publicou a foto. Com a mudança, as opções “Eu quero remover essa marcação”, “Está me perturbando” e “Está perturbando um amigo” foram adicionadas.
As alterações levam em conta o fato de que você não tem, necessariamente, controle sobre uma foto que alguém tirou de você. Sendo assim, o Facebook se prontifica a remover imagens ofensivas (contendo violência ou pornografia, por exemplo), mas não exclui fotos só porque alguém não gostaria de estar nela.
Opções para relatar problemas em uma foto publicada no FacebookOpções para relatar problemas em uma foto publicada no Facebook (Foto: Reprodução)
Segundo o Diretor de Engenharia do Facebook, Arturo Bejar, o diálogo proporcionado pela nova forma de relatar problemas em fotos pode despertar a compaixão da pessoa que fez o upload. A recomendação é que o usuário tente, ele mesmo, convencer o dono a removê-la do site.
Mas uma questão não tão simples foi levantada durante a entrevista para a rádio: uma ouvinte ligou e afirmou não querer que seu irmão publicasse fotos do seu filho de dois anos no Facebook. Em resposta, Bejar disse que o Facebook não removeria as fotos, e sugeriu que a mulher se esforçasse mais para convencer o irmão a tirar as imagens.
Em seguida, porém, um porta-voz do Facebook corrigiu Bejar, afirmando que a política da empresa permite que os pais peçam para que as fotos dos filhos menores de 13 anos sejam removidas do Facebook. Basta digitar "Como posso fazer que uma imagem do meu filho seja removida" na Central de Ajuda da rede social e preencher um simples formulário.

0 comentários:

Enviar um comentário