'Siri', do iPhone 4S, tem dificuldade para entender inglês com sotaque

, , 1 comment


Ao acionar a ‘Siri’, ela pergunta ‘como eu posso ajudar você?’ (Foto: Laura Brentano/G1)Ao acionar o ‘Siri’, ele pergunta ‘como eu posso ajudar você?’ (Foto: Laura Brentano/G1)






O vídeo de um escocês que não consegue ser entendido pelo Siri, novo assistente pessoal do iPhone 4S, revelou uma das imperfeições da novidade da Apple: a dificuldade de entender sotaques. O Siri é uma tecnologia de reconhecimento de voz que permite que o usuário faça perguntas para que o iPhone aja como um "assistente inteligente". O sistema pode, pelo comando da voz, enviar mensagens, ver a previsão do tempo e agendar compromissos.

Nas imagens publicadas no YouTube, o usuário escocês pede que o Siri crie um lembrete (em inglês, "a reminder”). Porém, o assistente pessoal do iPhone – que no caso da versão britânica é um homem – não consegue entender seu sotaque. “Eu não entendi o que você quis dizer”, responde o telefone.
O Siri funciona em três idiomas: inglês (americano, britânico e australiano), francês e alemão.
Em outro vídeo, um usuário pergunta ao Siri, também com sotaque escocês, quantas milhas têm em 10 km (“how many miles are in 10 km”, em inglês). O assistente do iPhone responde: “eu não vejo nenhum e-mail de ontem” (“I don’t see any email for yesterday”).
O iPhone 4S chegou aos EUA, Canadá, Austrália, Reino Unido, França, Alemanha e Japão em 14 de outubro. No entanto, o sistema inteligente foi lançado apenas em inglês (americano, britânico e australiano), francês e alemão. No Japão, por exemplo, os usuários que usam o Siri precisam falar inglês. Entre os diversos vídeos de testes publicados no YouTube, um homem com forte sotaque japonês pergunta ao Siri, de forma errada, “como está o tempo hoje” (“what the weather for today”). O assistente entende que ele quer ligar para um contato da agenda.
Usuária mostra no YouTube que o Siri do seu iPhone 4S tem sotaque australiano (Foto: Reprodução)Usuária mostra no YouTube que o 'Siri' do seu
iPhone tem sotaque australiano (Foto: Reprodução)
Aprende a entender
No site oficial da Apple, a empresa explica que o Siri foi projetado para reconhecer os sotaques e dialetos específicos dos países com suporte. “A taxa de precisão será maior entre os usuários nativos desses países”, diz o site. Portanto, o Siri também tem sotaque. Na Austrália, por exemplo, ele fala o inglês australiano, como mostrou uma usuária do país no YouTube.

A Apple ainda diz que, quanto mais o usuário usar o Siri, mais ele irá entendê-lo. “Ele faz isso por meio da aprendizagem do sotaque e outras características da voz da pessoa. O Siri usa algoritmos de reconhecimento de voz para categorizar o usuário em um dos dialetos ou sotaques que ele entende”. Conforme o site, quanto mais pessoas usam o Siri e quanto mais ele é exposto a variações de uma língua, o seu reconhecimento geral de dialetos e sotaques irá melhorar. Vale lembrar também que o Siri foi lançado pela Apple na versão beta, ou seja, a tecnologia ainda está em testes.

Adaptação
Em Cingapura, onde o iPhone 4S chegou na sexta-feira (28), a operadora SingTel criou o seu próprio assistente pessoal para o aparelho. O aplicativo chamado “DeF!ND” reconhece o “singlish”, um tipo de inglês falado localmente. Conforme a operadora, a adaptação do Siri consegue decifrar os sotaques dos usuários locais.

"Quando testamos os diferentes sistemas de reconhecimento de voz, incluindo o Siri, descobrimos que o sotaque de Cingapura é único. Por isso, é muito comum que essas tecnologias internacionais não peguem as nuances da forma que falamos”, disse Allen Lew, executivo-chefe da SingTel.

Em 2012, o Siri terá suporte para outros idiomas, como japonês, chinês, coreano, italiano e espanhol. O português, no entanto, ainda não foi confirmado. O iPhone 4S já chegou em pelo menos 29 países. Até o final do ano, outros 70 irão receber o smartphone. A companhia não confirmou oficialmente, mas o Brasil deve estar nesta lista. Portanto, para aproveitar os recursos do Siri, os brasileiros terão que praticar mais o inglês
.

1 comentário:

  1. É valido lembrar que esta função de pegar as funcionalidades a partir da voz num telefone não vieram a estar primeiro no iphone....
    Existem alguns telefones observados pelo MicroBios que ja tinham essa funcionalidade, como no caso do telefone samsung v3 (usado em angola na movicel principalmente como modem de sua rede) E já permitia pegar as instruções tais como (agenda, player, fazer chamada e até enviar mensagem para um contacto, bastava apenas dizer o nome do contacto e a procurava o contacto e as demais funções apareceriam. Aproximadamente 2 ou três anos atrás essa funcionalidade já existia apesar da linguagem ser apenas em português brasileiro....

    ResponderEliminar