Alerta para os brasileiro no dia dos namorados

, , No Comments

O dia dos namorados, comemorado no próximo domingo, 12 de junho, é mais uma oportunidade para os cibercriminosos atacarem os internautas. E nesta ocasião o foco são os apaixonados. Os hackers aproveitam a data e enviam spams com conteúdos românticos, cartões falsos e presentes virtuais que levam ao ataque. Além disso, os criminosos se aproveitam da onda das redes sociais para disseminar vírus e conteúdos maliciosos via links encurtados.

Cuidado ao abrir um e-mail ou um link em seu dispositivo móvel. Se alguém estranho lhe enviar uma declaração de amor, desconfie e cheque antes de abrir. De acordo com o XVI Relatório Symantec sobre Ameaças à Segurança na Internet, o ataque direcionado aos aparelhos móveis aumentou 42 por cento.
Para que empresas e usuários finais não recebam presentes surpresa com ataques de phishing ou malware nesta data, a Symantec apresenta algumas dicas básicas de segurança:

1. Cuidado ao clicar

Seja cauteloso antes de clicar em links de e-mails, principalmente de remetentes desconhecidos. É aconselhável escrever o endereço que você está enxergando em vez de clicar no link recebido.

2. Nunca responda a spams

Uma resposta informará que o spammer encontrou um endereço ativo, o que só gera mais spam. Além disso, o ato de clicar em links incluídos no spam que prometem removê-lo da lista de distribuição também reafirma que o endereço está ativo e pode receber mais spam. Melhor excluir e-mails suspeitos, sem lê-los.

3. Eduque

É fundamental educar todos os níveis das organizações sobre a importância da proteção da informação e sobre os riscos de segurança existentes; e como mitigá-los.

6. Atenção às Senhas

Tenha certeza que as senhas de colaboradores e senhas pessoais sejam fortes, com mínimo de 8 caracteres que combinam letras e números.

7. Proteja

Certifique-se de usar e manter uma solução de segurança que protege contra spam e vírus. Lembre-se de desligar e remover os serviços e aplicações não necessárias para o funcionamento do seu negócio.

8. Cuide do que você ama

Um estudo da Symantec (“PME’s amam suas informações?”) mostra que 59% das Pequenas e Médias empresas perderam dispositivos móveis, como notebooks e celulares, no último ano; muitos dos quais não tinham senha nem mecanismos para apagar os dados. Fique atento para não colocar em risco os dados de sua empresa ou suas informações pessoais.
Fonte da informação: Baixaki.
Aproveita mandar uma mensagem para a tua namorada com segurança

0 comentários:

Enviar um comentário