Hack: a nova linguagem de programação do Facebook

, , No Comments
Nessa quinta-feira(20/03/2014), o Facebook anunciou uma nova linguagem de programação de código aberto chamada de Hack. Uma linguagem que segundo eles, promete ser tão dinâmica quanto ao PHP.

Para aqueles que possuem o interesse de usar a ferramenta, não será necessário codificar seu sistema novamente utilizando essa nova linguagem,  por funcionar de forma semelhando ao PHP,  a maioria dos arquivos já podem ser migrados facilmente para a nova linguagem Hack.
Para mostrar como essa linguagem funciona, o Facebook que utilizava muito o PHP, vem utilizando a linguagem Hack por mais de um ano, e por estar sendo testada por um tempo considerável, teve o código liberado. Apesar dessa linguagem estar sendo liberada para os usuários apenas agora, a Hack já vem sendo usada pelos funcionários do Facebook, inclusive em projetos relacionados à própria rede social. A novidade realmente facilita a vida de quem trabalha o dia inteiro com programação.
Segundo eles, Hack reconcilia o ciclo de desenvolvimento rápido de PHP com a disciplina fornecida pela tipagem estática, junto a adição de muitos recursos comumente encontrados em outras linguagens de programação modernas.

O código aberto do Hack foi liberado para o público em http://hacklang.org/ como parte da plataforma de execução HHVM (HipHop Virtual Machine), que vai agora apoiar tanto a linguagem Hack como PHP.
Tradicionalmente, as linguagens com tipagem dinâmica permitem o desenvolvimento rápido, mas sacrificam a capacidade de detectar erros no início e introspecção do código rapidamente, especialmente em bases de código maiores. Por outro lado, linguagens de tipagem estática fornecem mais de uma rede de segurança, mas muitas vezes à custa de iteração rápida.  Hack incorpora essas duas tipagem, tanto a dinâmica quanto a estática, o que é valioso para projetos de todos os tamanhos. A intenção do Hack é ter sua própria forma de identificar erros, encontrando um meio termo.
Alguns especialistas em programação mencionados pela Wired, afirmaram ter usado o código e nunca terem visto algo assim antes.
No próximo mês exatamente no dia 9, no campus do Facebook, haverá o Hack Developer Day onde os engenheiros irão promover treinos e palestras sobre a nova linguagem.
Para os curiosos sobre a funcionalidade dessa nova linguagem, o Facebook disponibilizou o download de arquivos para instalação e tutoriais gratuitos em sua página oficial.
Fonte: Softinfo9

0 comentários:

Enviar um comentário