Steve Jobs prometeu destruir Android, do Google

, , No Comments

                     

Steve Jobs em Londres em junho de 2004


Segundo biógrafo, criador da Apple declarou 'guerra termonuclear' ao rival


O Android realmente incomodou Steve Jobs. O ex-CEO da Apple, morto no último dia 5, afirmou que gostaria de destruir o sistema operacional do Google e que investiria até o último suspiro na missão. A declaração foi dada a Walter Isaacson, autor da biografia oficial do executivo, lançada nesta segunda-feira. "Eu vou destruir o Android porque ele é fruto de um grande roubo. Estou disposto a entrar nessa guerra termonuclear", disse Jobs.

Divulgação
Divulgação
Steve Jobs (Companhia das Letras; tradução de Denise Bottmann, Pedro Maia Soares e Berilo Vargas; 624 páginas; 50 reais)
A briga é antiga. Em janeiro de 2007, a Apple lançou o iPhone, dez meses antes do Android. As estratégias eram diferentes. A companhia de Jobs oferecia um aparelho atrelado a um sistema operacional. O gigante de buscas, um sistema operacional para ser adotado por qualquer fabricante, como, de fato, fizeram Samsung, Motorola e outras. A tática do Google fez com que seu sistemultrapassasse o rival e assumisse a dianteira do mercado.
Ocorre que Eric Schmidt, CEO do Google à época, fazia parte do conselho diretor da Apple. Com o lançamento do Android, as empresas, que antes mantinham uma convivência pacífica, se tornaram rivais. Em 2009, Schmidt renunciou ao cargo na Apple.
A gota d'água para Jobs, contudo, foi o lançamento do celular Nexus One, em janeiro de 2010. O primeiro aparelho assinado pelo Google e fabricado pela HTC enfureceu o CEO da Apple, que não economizou insultos ao se referir ao produto.  Para ele, o smartphone violava patentes da Apple.
Em março de 2010, Jobs e Schmidt se encontraram em Palo Alto para tratar do assunto. Furioso, Jobs disparou: "Eu não preciso do seu dinheiro. Se você me oferecer cinco milhões de dólares, não irei aceitar sua proposta. Eu só quero que você para de usar minhas ideias no Android."

0 comentários:

Enviar um comentário